Menu
sexta, 26 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal

26 dezembro 2025 - 10h55Agência Brasil

O primeiro dia útil após o Natal é tradicionalmente conhecido como o “dia das trocas”, mas nem sempre os consumidores sabem quais são, de fato, os seus direitos. O Procon Estadual do Rio de Janeiro esclarece o que determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC) sobre a troca de presentes e destaca que as regras variam conforme o tipo de compra realizada.

Nas compras feitas em lojas físicas, o CDC não obriga o estabelecimento a trocar produtos por motivo de gosto pessoal, tamanho, cor ou modelo. Nesses casos, a troca é considerada uma prerrogativa da loja. Muitas empresas permitem a troca como estratégia de fidelização, mas podem estabelecer regras próprias, como prazo, apresentação da nota fiscal e manutenção da etiqueta no produto. Essas condições devem ser informadas de forma clara e ostensiva ao consumidor no momento da compra.

Já nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como pela internet ou por telefone, o consumidor tem garantido o direito de arrependimento. O CDC assegura o prazo de até sete dias, contados a partir da data da compra ou do recebimento do produto, para desistir da aquisição, independentemente do motivo. Nessa situação, o fornecedor é responsável por arcar com os custos do frete da devolução.

Quando o presente apresenta defeito, as regras são as mesmas tanto para lojas físicas quanto para compras online. O consumidor pode reclamar do vício em até 90 dias no caso de produtos duráveis, como eletrodomésticos, roupas e celulares, e em até 30 dias para produtos não duráveis, como alimentos. Após a reclamação, o fornecedor tem o prazo de até 30 dias para solucionar o problema.

Caso o defeito não seja resolvido dentro desse prazo, o consumidor pode escolher entre a troca do produto por outro equivalente, a devolução do valor pago, com correção monetária, ou o abatimento proporcional do preço. Para produtos considerados essenciais, como geladeiras, o Procon destaca que não é necessário aguardar os 30 dias para conserto, sendo possível optar imediatamente por uma das alternativas previstas em lei.

O órgão também orienta que, em qualquer situação de troca ou reparo, os custos de envio ou postagem do produto devem ser assumidos pelo fornecedor. Para garantir seus direitos, o consumidor deve sempre guardar a nota fiscal, recibos, termos de garantia e manter a etiqueta do produto intacta.

O Procon reforça ainda que produtos importados comprados em lojas ou sites brasileiros seguem as mesmas regras dos produtos nacionais, devendo apresentar todas as informações obrigatórias em língua portuguesa.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flagrante
Guarda municipal de férias detém acusado de homicídio em Corumbá
Turismo
Fim de Ano: Corumbá, do dia à noite, um banquete de experiências pantaneiras
Meio Ambiente
Bioparque Pantanal recebe selo internacional em turismo sustentável
Plantão
Criança é resgatada na Nhecolândia após introduzir objeto no nariz
Plantão
Criança de 8 anos é encontrada em situação de risco no Porto de Ladário
A criança de três anos foi transportada para o Pronto Socorro Municipal de Corumbá
Tempo
Sexta-feira de calor e tempo seco em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 23°C e máxima de 38°C
Trânsito
Passageiros de MS ficam feridos após ônibus bater em caminhão em rodovia de SP
Turismo
Corumbá é destino de fim de ano entre natureza, memória e história
Serviço
Hoje não tem feira livre em Corumbá
Direitos Humanos
Papa Leão XIV defende paz desarmada espelhada em luta de Cristo

Mais Lidas

Trânsito
Passageiros de MS ficam feridos após ônibus bater em caminhão em rodovia de SP
Política
Deputado federal de MS vai à polícia após discurso de ódio em rede social
feriado
Decoração de Natal em Corumbá e Ladário é atração para toda família
Assistência Social
"Varal Solidário" distribuiu roupas e kits de alimentos para famílias em Ladário