Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Enfermeira de Campo Grande é a primeira sul-mato-grossense vacinada contra o Covid-19

Cinco hora depois da vacinação, a professora enfermagem não relatou nenhum efeito colateral

23 dezembro 2020 - 08h56Ítalo Milhomem - Hora MS

Dos quase 3 milhões de sul-mato-grossenses, quem seria a primeira pessoa a ser vacinada contra o Covid-19 (coronavírus) nesta pandemia?

Essa pessoa já tem nome, chama-se Fernanda Zayas, tem 37 anos é campo-grandense e mora há 15 anos no Estados Unidos, onde atua como professora de Enfermagem da Universidade Arkansas e que também trabalha no hospital local, Washington Regional.

Ela mora com o marido americano e um casal de filhos, na cidade de Fayetteville, uma college town, cidade de quase 100 mil habitantes, que vive muito em função da economia que a universidade traz para região.

Dando aula, trabalhando no hospital e ainda cuidando de duas crianças pequenas em plena pandemia, Emily de dois anos e Victor de seis meses, ela contou com exclusividade a reportagem do Hora MS como foi a experiência vivida na tarde desta terça-feira (22), ás 16h30 (EUA).

“Eles têm um drive-thru no estacionamento do hospital. Então a gente nem sai do carro, fica na fila, eles vieram, abaixei a janela do carro, me deram a vacina, dai a gente estaciona o carro e espera lá por 15 minutos para certificarem que não tivemos uma reação alérgica imediata, eu estava sozinha. Depois da vacina, meu marido me ligou e quis que eu ficasse na ligação com ele pra ter certeza que eu estava bem”, narrou.

Fernanda conta que ficou nervosa e ansiosa com a notícia que seria vacinada, mas mesmo sendo facultativa, tomou a iniciativa de levar a agulhada.

“Eu fiquei um pouquinho, nervosa, mas mais animada, feliz e aliviada do que nervosa”, comentou mostrando vídeo que teve até trilha sonora para marcar um momento histórico.

Cinco hora depois da vacinação, a professora enfermagem não relatou nenhum efeito colateral, mas brincou, que estava monitorando se tinha alguma mutação genética, como muitos disseram que poderiam ocorrer após receber a vacina, inclusive o presidente brasileiro, que as pessoas poderiam virar jacaré.

“Olha, (dói) muito menos que antibióticos tipo a benzetacil, nem senti nada na hora, agora meu braço esta levemente dolorido”, esclareceu.

A professora comentou que esta compartilhando essa experiência para que outras percam o medo da vacina contra o coronavírus que já fez mais de 2 mil vítimas em Mato Grosso do Sul, 37 somente no dia que ela se vacinou.

“Eu agradeço muito a oportunidade de vocês me darem voz, porque sei que muitas pessoas estão receosas e acho legal compartilhar a experiência. Estou com muita esperança de ser o início da nossa caminhada pra voltar a normalidade”. 

Alívio

Boa parte dos 212 milhões de brasileiros gostariam de ter o mesmo registro de vacinação da Fernanda neste momento, em que ela espera mais alguns dias para segunda dose da vacina, marcada para 12 de janeiro. 

Ela conta que o Marido Jeff está louco para se vacinar, porém ainda não está disponível para toda população que tem previsão para chegar somente em abril de 2021.

Mas quem ficou aliviada e contente de verdade, foi a mãe da Fernanda, dona Soyla Katia, de 56 anos, que mora em Campo Grande (MS), longe das duas filhas, que moram nos EUA. Soyla contraiu o coronavírus, o venceu, mas ficou com algumas sequelas como o cansaço.  Logo após receber a ligação da filha vacinada, ela publicou nas suas redes sociais. 

Escreva a legenda aqui

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Idoso é preso após dar tiros em propriedade rural e ameaçar de morte funcionário
Geral
Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris
Geral
Casos de síndrome respiratória aguda grave sobem no país
Geral
Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas
Geral
Motorista que morreu em batida com ônibus na BR-262 estava a caminho de fazenda para buscar filhos
Geral
Empresário alvo de operação contra fraudes em licitações recorre ao TJMS e tem liberdade negada
Geral
Seca baixa nível do Rio Paraguai e paralisa exportações de minério em Mato Grosso do Sul
Geral
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%
Geral
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue
Tempo
Sexta-feira amanhece com 24 graus em Corumbá
A temperatura máxima pode chegar a 33°

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril
Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262