Menu
quarta, 21 de abril de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Energisa orienta usuários quanto a cuidados com a rede elétrica durante o Carnaval

21 fevereiro 2017 - 12h12Assessoria

A Energisa orienta motoristas à dirigirem com extrema cautela e em caso de acidente que resulte no rompimento de fios elétricos, o condutor deve se manter distante deles, dentro do veículo e acionar o serviço de emergência (Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar) e a Energisa. O rompimento do cabo pode resultar em descarga elétrica sobre o solo, causando risco para o motorista em caso de contato.

O gerente de Operação do Sistema, Rodrigo Fraiha, alerta os responsáveis por instalações de arquibancadas, camarotes, estruturas e enfeites de carnaval para que fiquem atentos com a rede elétrica. “É importante que esses profissionais tomem cuidado ao manobrar barras de metal, canos, arames, trilhos, suportes de luminosos próximo de fios e cabos elétricos. O risco de choque é iminente e qualquer descuido pode ser fatal”, explica.

Quem desfilar em carros alegóricos e participar dos carnavais de rua também deve prestar atenção com a distância da rede elétrica que é considerada segura. A preocupação, nestes casos, é com o transporte dos carros por vias onde a rede elétrica atravessa avenidas e ruas até o local do desfile. Para que haja segurança, os carros alegóricos devem manter distância da rede elétrica de no mínimo dois metros de altura da sua extremidade. Ao ultrapassar esse limite, o folião corre o risco de tocar a rede de energia elétrica e provocar um acidente.

O folião também deve ter muita atenção na hora de soltar fogos de artifício próximo à rede elétrica, pois pode provocar o rompimento dos fios e causar um acidente e a interrupção do fornecimento de energia. Além dos fogos, não deve ser utilizada serpentina de papel alumínio ou metalizada por cima dos fios, pois o risco é o mesmo. É preciso ainda muito cuidado com os balões metalizados. Qualquer objeto na rede pode provocar interrupções no fornecimento de energia, além de graves acidentes.

Clubes e Balneários

E para quem vai aproveitar o feriado nos clubes e balneários da região, a dica é ter atenção com aparelhos de som, de refrigeração, churrasqueiras elétricas e fios desencapados. Evite ligar qualquer aparelho próximo a duchas ou piscinas. Evite também improvisar e ligar vários aparelhos em apenas um ponto de tomada, aumentando o risco de acidentes.

Atendimento

E lembre-se, durante o carnaval a Energisa estará pronta para atender em todo o estado, caso seja necessário. As solicitações podem ser feitas pelo 0800 722 7272.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Sugerida utilização de sobras de vacina para imunizar pessoal de funerárias e da limpeza pública
COVID-19
Vereador reforça a necessidade de imunizar gestantes contra o coronavírus
GERAL
Justiça Eleitoral realizará live sobre segurança da urna eletrônica e processo eleitoral no dia 28
GERAL
Brasília completa 61 anos e encara o desafio da maturidade
GERAL
Vereador solicita recuperação da 21 de Setembro, após intervenções da Sanesul
CIDADE
Vereador pede sinalização adequada para evitar mais acidentes na Colombo com a Ladário
POLÍTICA
Governo lança plano de promoção da agricultura de baixo carbono
POLÍTICA
Câmara aprova projeto de lei que torna escolas serviços essenciais
GERAL
Matrícula para curso de medicina da UEMS pode ser feita até dia 26 de abril
MUDANÇAS NO CTB
Nova Lei abranda infração para motociclistas sem viseira ou óculos de proteção

Mais Lidas

GERAL
Corumbá perde dez leitos na UTI Covid por falta de cadastro
POLICIAL
PRF apreende 665 Kg de maconha e 75 Kg de skunk em MS
GERAL
Homem é preso por porte de drogas no Cravo Vermelho
POLICIAL
'Deu branco e não vi', diz homem que atropelou ex e o próprio bebê em MS