Estudantes transexuais e travestis têm até hoje para solicitar o atendimento pelo nome social no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O exame é o principal indicador para medir a qualidade dos cursos e das instituições do ensino superior. E a cada ano, o exame avalia um grupo de cursos superiores diferentes. Esta renovação de avaliação se repete a cada três anos.
A solicitação deve ser feita pela página do exame na internet. E a data do exame está marcada para o dia 25 de novembro. Para dar entrada é preciso apresentar os documentos comprobatórios da condição que motiva a solicitação de atendimento pelo nome social. São necessárias uma fotografia atual, individual, colorida, com fundo branco, do tronco e cabeça descoberta; cópia digitalizada de um dos documentos de identificação oficial com foto e cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento por nome social disponibilizado na Página do Participante. Além disso, os documentos devem conter todas as informações solicitadas, ser legíveis e estar no formato PDF, PNG ou JPG.
“O nome social é como a pessoa se reconhece, independente do sexo de nascimento. É um direito previsto na constituição. É muito importante a gente ter essa garantia nos espaços públicos”, afirma a transexual Paulett Furacão, que pleiteia o nome social.
Paulet vai estar alterando o seu nome social agora em setembro, em um mutirão que vai acontecer na Bahia. “Preferi esperar para não ter um desgaste e nem passar por algum constrangimento, além de não ter meus direitos violados. Eu aguardei para que pudesse alterar de uma forma tranquila”, pontua.
Entre os cursos que serão avaliados no Enade 2018 estão, para grau de bacharel, Administração, Comunicação Social – Jornalismo, Design, Direito, Psicologia, Serviço Social e Teologia. Já para o grau de tecnológico, contam na lita Tecnologia em Comércio Exterior, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Marketing e Logística.
Para as solicitações de atendimento recusadas, os candidatos podem verificar na Página do Participante. O resultado do pedido também será informando por email. Neste caso, o participante poderá enviar um novo documento comprobatório em até cinco dias. Após este prazo, se ainda o documento não estiver conforme solicitado, o participante travesti ou transexual fará o exame com seu nome civil.
Deixe seu Comentário
Leia Também

ANTT emite nota a pedido do MPF e diz que operação da Buser é ilegal e passível de penalização

Andorinha disponibiliza passagens promocionais a R$59,90

Povo das Águas atende ribeirinhos da região do Taquari a partir do dia 30
Anatel divulga balanço de reclamações em 2020
IFMS divulga lista de inscritos para cursos de idiomas em andamento
Candidatos com a inscrição homologada deverão fazer testes de nivelamento de Espanhol, Inglês e Libras. Provas online serão aplicadas entre 1º e 9 de fevereiro

Mato Grosso do Sul registra 582 novos casos de Covid e 9 óbitos

Mais de 1200 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Corumbá

Prefeitura disponibiliza, na quinta-feira, espetáculo "Conectados" na internet

MS participa da 3ª edição de maratona mundial de criação de games
