Menu
segunda, 18 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Empresas têm acesso ao comércio exterior facilitado com uso de certificado digital

31 julho 2019 - 09h40Receita Federal do Brasil

A Receita Federal lançou o Portal Habilita, no Portal Único Siscomex, que permite às empresas solicitarem, via Internet, a habilitação para operarem no comércio exterior, com uso de certificado digital.

A Fecomércio, que integra a rede  Certisign em Mato Grosso do Sul, oferece o serviço de emissão do certificado digital E-CPF e E-CNPJ  e também certificado de origem. O atendimento é na sede da entidade, em Campo Grande, no novo prédio da Fecomércio e Senac em Corumbá, no Sindicato do Comércio Varejista de Dourados e prédio integrado do Sesc e Senac e Fecomércio de Ponta Porã.

O Certificado Digital, que pode ser emitido a pessoa física ou jurídica, é um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura, garantindo segurança às transações via internet.  Já o Certificado de Origem é um documento exigido pelo Mercosul e pela Associação Latino-Americana de Integração – Aladi – para comprovação, perante as autoridades aduaneiras, no país em que é feita a importação, de que a mercadoria nele descrita cumpre com os requisitos de origem vigentes no comércio intrarregional. Desta forma, a mercadoria goza de reduções tarifárias previstas nos respectivos acordos.

Exportação – O novo procedimento simplifica e desburocratiza o processo de habilitação junto à Receita Federal e confere maior fluidez ao comércio exterior brasileiro, revertendo em melhoria da competitividade das empresas brasileiras, sem perda do controle inteligente gerido pela instituição.

A habilitação é concedida, para a submodalidade “expressa”, com apenas alguns cliques, permitindo operações de importação até US$ 50.000,00 ou de exportação sem limites de valor. No caso das submodalidades “limitada” (que permite importações até US$ 150.000,00) e “ilimitada”, o pedido é também realizado via Portal Habilita e pode ser deferido automaticamente ou selecionado para análise por um servidor da Receita Federal.

Saiba como funciona clicando aqui

Deixe seu Comentário

Leia Também

VACINA COVID-19
Vacinas chegam em MS nesta segunda e campanha deve ter início às 16 horas
POLICIAL
Policiais detém dois homens após briga no bairro Aeroporto
EDUCAÇÃO
REME abre Pré-Matrícula Digital para alunos novos; veja calendário
ECONOMIA
Auxílio emergencial: Caixa libera saque para nascidos em agosto
GERAL
Bombeiros atendem solicitação de suposto desaparecimentos de pessoas em fazenda
GERAL
Bombeiros resgatam vaca que caiu em poço artesiano de 8 metros no Assentamento Taquaral
COLISÃO
Batida de carro e moto no Popular Nova deixa motociclista com ferimento graves
CONSEQUÊNCIAS DA CHUVA FORTE
Chuva forte causa alagamentos e queda de árvore sobre residência em Corumbá
SAÚDE
Após aprovação pela Anvisa, Corumbá aguarda a chegada das doses da vacina contra a Covid-19
ESPORTE
Internacional vence sexta seguida e fica a um ponto do líder São Paulo

Mais Lidas

ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem