Menu
sábado, 10 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

Empresário cede área para instalação de monumento doado por Cuiabá

30 janeiro 2019 - 09h58Prefeitura de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes definiu o local onde será instalado o monumento que a cidade de Cuiabá (MT) vai presentear o município. A definição foi tomada após reunião do chefe do Executivo corumbaense com o empresário Luiz Martins, realizada nesta terça-feira, 29 de janeiro.

Ao prefeito, o empresário informou que vai ceder o espaço localizado no cruzamento da avenida General Rondon com a rua Frei Mariano - área central da cidade para a instalação do monumento que simboliza uma viola de cocho e elementos de nossa integração cultural e histórica de Cuiabá com Corumbá.

De acordo com o empresário, que atua no ramo da hotelaria, a iniciativa vai ao encontro do decreto nº 2.091/2019, que regulamenta a lei nº 1988, de 26 de outubro de 2007, criando o “Programa de Adoção de Praças, Áreas Verdes e próprios municipais de Esporte, Educação, Cultura, Lazer e Turismo”, o programa Corumbela.

Iunes informou que o Município “já foi autorizado pelo empresário, que é proprietário do espaço, a instalar naquele local o monumento presenteado”. De acordo com o prefeito, a Administração aguarda apenas a liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), uma vez que o local fica em área de preservação histórica.

O monumento

O monumento que será entregue a Corumbá em março, pelo prefeito cuiabano, Emanuel Pinheiro, retribui o presente oferecido em 1919 pelos corumbaenses em homenagem ao bicentenário de Cuiabá. O obelisco presenteado atualmente está instalado na praça Luiz de Albuquerque, na orla do rio Cuiabá, na capital mato-grossense. A iniciativa faz parte das celebrações dos 300 anos de fundação de Cuiabá, que serão completados 08 de abril.

Naquela ocasião, o monumento ofertado pelo povo de Corumbá no século passado foi uma réplica do Obelisco de Ramsés II que se encontra na praça da República – em frente ao prédio do Instituto Luiz de Albuquerque (ILA) e Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária – que homenageia os heróis da Guerra contra o Paraguai e é inspirado no existente na praça da Concórdia, em Paris, que foi construído a mando do faraó egípcio Ramsés II, em 4000 a.C. 

Programa Corumbela

O Programa de Adoção de Praças, Áreas Verdes e próprios municipais de Esporte, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, chamado de Programa Corumbela, pode ser acionado por proposta de iniciativa da Prefeitura Municipal, do setor privado e de organismos de outros níveis de governo. Seu principal objetivo é promover a integração de esforços e recursos do setor público e do setor privado na busca do desenvolvimento municipal e melhoria da qualidade de vida da comunidade de Corumbá.

Tem as seguintes modalidades: adoção com responsabilidade total; adoção com responsabilidade pela manutenção; adoção com responsabilidade pelo reembolso; adoção através do patrocínio de melhorias; e outras modalidades específicas.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é acusado de agredir a própria mãe no bairro Vila Guarani
OPERAÇÃO
Operação Ágata Oeste tem resultados expressivos de apreensão de drogas e armas
SAÚDE
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda
SAÚDE
Corumbá institui Núcleo de Reabilitação Pós Covid com atendimento multidisciplinar