Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Empoderamento e empreendedorismo são saídas de combate à violência contra mulher

07 março 2017 - 10h51Notícias MS

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta segunda-feira (6) campanha do Mês da Mulher que coloca o empreendedorismo como uma das formas de enfrentamento à violência doméstica. Batizada de “O protagonismo das mulheres sul-mato-grossenses”, a campanha trabalhará durante todo o mês de março em duas frentes: o empoderamento e o empreendedorismo feminino.

“No tema empoderamento, nosso objetivo é dar às mulheres conhecimento acerca de seus direitos para que uma vez consciente ela (mulher vítima de agressão) possa buscar ajuda. No empreendedorismo, será o incentivo às mulheres (vítimas de violência) para que elas montem pequenas economias familiares, ou outra forma (de geração de renda), que possa garantir o sustento dela e o rompimento da dependência financeira com o agressor”, disse a subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja.

A campanha estadual foi lançada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Para marcar a data, serão realizadas ações preventivas em nove regiões de Mato Grosso do Sul no mês de março. Entre as atividades que serão desenvolvidas estão palestras e rodas de conversa. A intenção é capacitar cerca de 350 mulheres que trabalham com vítimas de violência doméstica. “Para que (elas) possam fazer atendimento mais humanizado e especializado à sociedade”, disse Luciana Azambuja.

Além de Campo Grande, os municípios de Ponta Porã, Dourados, Jardim, Corumbá, Itaquiraí, Nova Andradina, Rio Verde e Aquidauana, e as cidades do entorno, terão atividades desenvolvidas em coordenadorias regionais que trabalham políticas públicas para mulheres.

Confira aqui a programação completa de atividades.

Lançamento da campanha

O evento de lançamento da campanha “O protagonismo das mulheres sul-mato-grossenses” foi realizado no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que fica em Campo Grande. A solenidade reuniu, entre diversas autoridades, a vice-governadora Rose Modesto, a primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Fátima Azambuja, a secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia, e a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja.

Conforme a vice-governadora, o Governo vem tendo “olhar especial” para o segmento, desenvolvendo políticas públicas que trabalham o enfrentamento à violência doméstica. “O poder público contribui com o combate à violência oferecendo canais de denúncia, local adequado para atendimento à vítima e capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho”, disse Rose Modesto. Já a primeira-dama defendeu que a política estadual de prevenção, proteção e repressão representam grandes avanços na sociedade.

Ceam

Localizado em Campo Grande, Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) oferece atendimento psicossocial gratuito para mulheres vítimas de violência. “Temos psicólogas, assistentes sociais e pedagogas, para trabalhar com as crianças enquanto as mães são atendidas. O atendimento do Ceam é um serviço que vem aumentando porque o empoderamento feminino vem crescendo. Infelizmente a violência contra à mulher existe e uma vez que ela fica consciente de seus direitos começa a buscar a delegacia e o Ceam”, contou.

Segundo a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em 2016 foram 2.192 atendimentos feitos no Ceam. Em 2015, a média foi de 1,9 mil. Nos últimos dois anos, 73 mulheres foram encaminhadas para cursos de capacitação e para o mercado de trabalho por meio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), umas das parceiras no enfrentamento à violência contra à mulher. Nessa lista ainda estão o Sebrae e a Agraer, além de outras entidades públicas e privadas.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 67 1236.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas; inscrição inicia em 1º de ab
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS
Prazo
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira