Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Embrapa e representantes do setor agropecuário discutem desenvolvimento do Pantanal

20 maio 2017 - 08h56Redação

Em reuniões realizadas com a diretoria do Sindicato Rural de Corumbá (MS), a chefia da Embrapa Pantanal dialogou sobre parcerias entre as entidades. Temas como as definições de limites do Pantanal, a legislação que regula o uso das terras no bioma e a realização de eventos em conjunto estão em pauta nas discussões. A mais recente delas abordou a melhoria do acesso ao Pantanal da Nhecolândia por meio do cascalhamento da estrada na região.

“Nossa conversa buscou um bom senso entre o desenvolvimento econômico e a proteção, a sustentabilidade do Pantanal. Acho que isso está muito claro para o setor produtivo de Corumbá. Essas pessoas entendem, realmente, a demanda do mercado nesse sentido. Temos que buscar alternativas para tornar viável – nas esferas econômica, ambiental e social – esse desenvolvimento sustentável”, diz o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Pantanal, Jorge Lara.

De acordo com Lara, as conversas abordaram também a aproximação entre a unidade de pesquisa, o Sindicato e instituições como a Associação dos Criadores de MT e MS (Acrimat e Acrissul) e as Federações de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Famato e Famasul, respectivamente). Para o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite, um dos principais objetivos da articulação entre as instituições busca enriquecer a discussão a respeito das leis sobre o uso das terras.

“Até 2020, o Código Florestal deve ser revisto. Tivemos reuniões com a Famasul, a Famato, a Embrapa Pantanal e o Sindicato para traçar a forma com que vamos trabalhar nessa questão, a utilização da área de uso restrito do Pantanal. Esta é uma continuação de parcerias que vão fazer com que a gente atue de forma integrada com os técnicos da Embrapa, envolvendo os produtores rurais com a pesquisa. Temos que estar juntos para definir o que é o Pantanal”.

MS e MT

Além das reuniões com as entidades de Mato Grosso do Sul, a Embrapa Pantanal está em contato com representantes da Famato, do Senar e de sindicatos rurais de MT para discutir as demandas do setor agropecuário na porção pantaneira do estado vizinho. “Queremos nos aproximar mais do conhecimento técnico-científico, discutir o que conseguiríamos levar para esses produtores realizarem atividades sustentáveis, buscar o desenvolvimento e permanecer no bioma – que é muito conservado, com áreas remanescentes de vegetação nativa, mas que precisa ser desenvolvido”, diz Lucélia Avi - gestora do núcleo técnico da Famato.

O licenciamento ambiental da propriedade rural, a produção do novilho precoce, os limites do Pantanal e a Fazenda Pantaneira Sustentável, um software que avalia o grau de sustentabilidade nas propriedades rurais, estão entre os tópicos que despertaram o interesse dessas entidades. “Viemos buscar conhecimento para racionalizar o uso dos recursos naturais, aumentando sua capacidade de produção e aprimorando não só o ponto de vista financeiro da produção, mas o desenvolvimento do estado – buscando manter a natureza conservada no processo”. A fala é de Vicente Falcão, diretor financeiro do Sindicato Rural de Cuiabá (MT).

Lara ressalta que, neste segundo semestre, a Embrapa Pantanal irá trabalhar com a transferência de tecnologias nos dois estados. “Ao mesmo tempo, vamos prospectar novas demandas de pesquisa para que isso oriente a formação do plano de trabalho da unidade”, afirma. “Isso se aplica não só ao setor pecuário, mas a atividades produtivas como apicultura, aquicultura e a comunidades indígenas, grupos de assentamentos, estudantes bolivianos e outros públicos”. Em relação ao cascalhamento da via que dá acesso ao Pantanal da Nhecolândia, Embrapa Pantanal e Sindicato Rural deverão enviar uma carta ao Governo do Estado de MS nas próximas semanas para reforçar a importância da ação.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas
Turismo
Profissionais do Nordeste do Brasil recebem capacitação sobre destinos turísticos de MS
Destaque
Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo