Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Embarcação que naufragou e fez sete vítimas no rio Paraguai não era de transporte turístico

23 outubro 2021 - 04h48Redação com informações da Fundtur

Uma semana após o acidente com o barco Carcará no Rio Paraguai, em Corumbá, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) se manifesta sobre o caso e faz esclarecimentos importantes sobre a embarcação, que naufragou no último dia 15 e matou sete turistas. Em nota, a Fundtur lamenta profundamente a perda trágica das sete vidas e se solidariza com as famílias.

De acordo com o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, a fundação está acompanhando e aguardando mais informações sobre os inquéritos instaurados pela Marinha e Polícia Civil em apuração as causas do acidente. “É importante esclarecer que a embarcação que sofreu o acidente era de propriedade particular e classificada na categoria: barco esporte e/ou recreio, transporte empregado exclusivamente para atividades não comerciais, regularizada pela Capitania dos Portos (Marinha), conforme regulamentação específica de segurança de navegação" explica Bruno.

Segundo Wendling, a categoria de embarcação que sofreu acidente, não tem obrigatoriedade de ser cadastrada no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços do Turismo), diferente do que acontece com os chamados barcos-hotéis, que são obrigados a estarem cadastrados e são oficialmente reconhecidos como meios de hospedagem pelo Ministério do Turismo. 

“O turista que deseja conhecer o Pantanal em uma viagem repleta de aventuras, com conforto e segurança vai encontrar várias opções de barco-hotéis para uma viagem tranquila e sem preocupações. Na região pantaneira há inclusive barcos-hotéis de alto padrão, todos legalizados e cadastrados no Cadastur”, destacou Wendlig. 

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil trabalharam incansávelmente por dois das no resgate dos sete corpos. Foto: Divulgação Bombeiros 

Conforme a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Corumbá, Elisângela Sienna da Costa Oliva, a fiscalização das embarcações de transporte de turistas, como por exemplo os barcos-hotéis, segue critérios rigorosos de exigências, inspeção e controle pela Marinha e órgãos competentes como a Anvisa, Secretaria de Saúde Municipal, Agência Portuária Municipal. 

“No dia do acidente a prefeitura determinou que as secretaria e fundações ficassem à disposição das vítimas e familiares para prestarem assistência e apoio à Marinha. “Prestamos toda assistência necessária. A prefeitura decretou luto de três dias, lamentamos o acontecido, uma fatalidade”, ressaltou Elisângela. 

As investigações estão sendo realizadas pela Marinha do Brasil, órgão responsável pela fiscalização do trânsito das embarcações nas áreas fluviais, onde foi aberto um inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as causas do afundamento do barco, as condições que se encontravam a embarcação, muito embora o fenômeno meteorológico anormal é considerado o causador do fatídico acidente. 

Cadastur

 O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, pode ser feito por pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual). O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril