Menu
quinta, 23 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Em reunião representantes discutem desburocratização para navegação na hidrovia Paraguai-Paraná

25 janeiro 2021 - 08h35Da Redação

Pensando no desenvolvimento logístico do Brasil, a senadora Soraya Thronicke (PSL) se reuniu com o secretário nacional de Portos do Brasil, Diogo Piloni, e com o secretário de Portos da Argentina, Leonardo Cabrera, para tratar sobre a integração da hidrovia Paraguai-Paraná com o mercado argentino. A ideia é desburocratizar normas para flexibilizar a navegação, liberar portos, atrair o mercado privado e trazer mais investimentos para o Mato Grosso do Sul e para o Brasil.

Durante a reunião, foi proposta a criação de um grupo de trabalho com a participação de técnicos brasileiros e argentinos que vão analisar os regulamentos existentes com o intuito de desburocratizá-los. “A hidrovia Paraguai-Paraná é um importante corredor logístico para o Brasil e também para os outros países latinos que a integram. Temos que valorizar,  investir, flexibilizar as regras e fazer o que for necessário para fortalecer a navegação comercial. Com isso, Mato Grosso do Sul, o Brasil e a Argentina ganham”, afirma a senadora Soraya.

Segundo o economista e chefe da Associação Comercial de Campo Grande, Normann Kalmus, “a navegação é o meio de transporte mais barato que existe, além de ter um impacto ambiental muito menor que qualquer outro em função da possibilidade de transportar muita carga com pouco combustível. O Brasil tem um potencial de desenvolvimento gigantesco nessa área porque temos muitos rios navegáveis”, explica. De acordo com Normann, estudos mostram que a capacidade de transporte da hidrovia é de 51 milhões de toneladas e que a redução no valor do frete é de, no mínimo, 35%.

Também participou da reunião o representante da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande na Argentina, Dario Guerrieri, que defende a importância do desenvolvimento da navegação comercial. “Com investimentos na logística por navegação, Campo Grande pode ser tornar um grande centro de distribuição e armazenamento de toda a região”, afirma.

 

Porto de Ladário

Investir em portos para melhorar a navegação comercial e promover o desenvolvimento econômico do país é uma das bandeiras da senadora Soraya Thronicke, que lutou pela reativação do Porto de Ladário desde o início do mandato. A parlamentar participou de várias reuniões com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, para retomar as atividades do terminal portuário, que estava fechado há mais de 20 anos.

Desde o ano passado, o Porto de Ladário está em funcionamento para transporte de gado e aguarda investimentos privados para ampliar as operações. “Com a ajuda do Ministro Tarcísio, conseguimos avançar nessa questão do Porto de Ladário, abandonado por tanto tempo. Esse terminal é muito importante para a logística de toda a região Centro-Oeste e para o Brasil. Os carros que compramos na Argentina, por exemplo, chegam pelo Porto de Santos. Se utilizarmos o Porto de Ladário, teremos uma economia de até 70% na logística”, afirma a senadora.

TTCom a participação da senadora Soraya Thronicke, grupo busca flexibilizar normas e facilitar o comércio entre os dois países Foto: Divulgação

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prevenção
Iniciada vacinação contra raiva em Ladário
Crime Ambiental
Promotoria de Porto Murtinho investiga desmatamento ilegal em Mata Atlântica
Infraestrutura
Ministro garante a reativação da ferrovia Malha Oeste
Violência Doméstica
Homem é preso após enforcar a ex no bairro Guaicurus
Corumbá
Inscrição e atualização do Cadastro habitacional inicia segunda (27)
Trabalho Conjunto
Operação Fronteira Legal apreende produtos de descaminho em hotéis de Dourados
Óbito
Irmãos são esfaqueados e o mais velho morre no caminho do hospital
Cidade
Incêndio consome vegetação próxima ao Mirante da Capivara
Cidade
Árvore de grande porte cai sobre casa na avenida Rio Branco
Proposta
Mutirão da vacina deve aplicar 275 mil doses contra Covid em sete dias

Mais Lidas

Denúncia
Carretas impedem tráfego de veículos na BR 262
Fazendo xixi
Mulher cai em ribanceira de 10 metros na Avenida General Rondon
Arma Apreendida
Polícia prende autor após perseguição e troca de tiros no Cristo Redentor
Investigação
MPF cobra Santa Casa de Corumbá sobre uso de recursos federais na pandemia