Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Em parceria com Senar, Prefeitura vai promover cursos de piscicultura para agricultura familiar

17 março 2021 - 10h36PMC

Parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sindicato Rural e Senar/MS, vai promover cursos de piscicultura para os produtores da agricultura familiar. Inicialmente, duas as capacitações estão previstas para os períodos de 03 a 05 de maio e 31 de maio até 02 de junho.

O curso ‘Piscicultura: implantação e manejo básico’ tem como objetivo desenvolver noções básicas para implantação e manejo de piscicultura, trazendo melhoria na qualidade da produção.

Serão abordadas medidas de segurança no trabalho; novas exigências profissionais e mercado de trabalho; considerações sobre piscicultura; implantação da piscicultura; manejo do viveiro; manejo básico da água; biologia e anatomia dos peixes; sistemas de cultivo e manejo dos peixes.

“Estes dois cursos, que vão ser feitos pelo Senar, serão para os produtores da agricultura familiar conheceram a piscicultura. Após estes cursos teremos o programa ‘Negócio Certo Rural’. Passando essa fase, do ‘Negócio Certo Rural’, teremos uma assistência técnica na piscicultura para o pequeno produtor na sequência. Esse produtor ficará durante três anos com assistência técnica gratuita, sem custo nenhum para o produtor”, explicou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite.

Proposta apresentada em fevereiro 

Na segunda metade de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Corumbá se reuniu com 40 produtores rurais dos assentamentos Tamarineiro 1, Tamarineiro 2 Norte e Sul, Taquaral e Paiolzinho.

Durante o encontro, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, apresentou a proposta relacionada ao desenvolvimento da piscicultura nos assentamentos rurais de Corumbá.

“Seguindo a orientação do prefeito Marcelo Iunes, nós estamos aqui com o nosso parceiro, o Senar, para apresentar uma nova modalidade de trabalho, que acreditamos que também será de grande sucesso, como os dois programas que já temos funcionando no município, o de leite e o de hortifrúti”, disse Cássio que agradeceu ao Sindicato Rural pela parceria de sempre, pois “graças a ele temos a possibilidade de dar esse curso de graça para os assentados”.

O supervisor técnico do Senar/MS, Pedro Bigaton, apresentou o programa de capacitação e atendimento por cadeia produtiva, que neste caso será a piscicultura.

O Senar fornece cursos para os produtores que vão aprender desde gestão de negócio, manejo e uma assistência técnica gerenciada onde uma vez por mês o produtor terá uma visita de um técnico que fará um acompanhamento de como está se desenvolvendo a sua criação de peixes.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Turismo
Profissionais do Nordeste do Brasil recebem capacitação sobre destinos turísticos de MS
Destaque
Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos
Procupação
Prorrogações pela Covid fez acumular mais de 68 mil processos de CNH no Detran de MS
Dia dos Povos Indígenas
Conheça a trajetória de Fernando, 1º promotor de Justiça sul-mato-grossense de origem indígena
Tempo
Sexta-feira de tempo ensolarado e temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul
Corumbá tem mínima de 15°C e máxima de 36°C
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo