Menu
sexta, 15 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Em parceria com Senar, Prefeitura vai promover cursos de piscicultura para agricultura familiar

17 março 2021 - 10h36PMC

Parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sindicato Rural e Senar/MS, vai promover cursos de piscicultura para os produtores da agricultura familiar. Inicialmente, duas as capacitações estão previstas para os períodos de 03 a 05 de maio e 31 de maio até 02 de junho.

O curso ‘Piscicultura: implantação e manejo básico’ tem como objetivo desenvolver noções básicas para implantação e manejo de piscicultura, trazendo melhoria na qualidade da produção.

Serão abordadas medidas de segurança no trabalho; novas exigências profissionais e mercado de trabalho; considerações sobre piscicultura; implantação da piscicultura; manejo do viveiro; manejo básico da água; biologia e anatomia dos peixes; sistemas de cultivo e manejo dos peixes.

“Estes dois cursos, que vão ser feitos pelo Senar, serão para os produtores da agricultura familiar conheceram a piscicultura. Após estes cursos teremos o programa ‘Negócio Certo Rural’. Passando essa fase, do ‘Negócio Certo Rural’, teremos uma assistência técnica na piscicultura para o pequeno produtor na sequência. Esse produtor ficará durante três anos com assistência técnica gratuita, sem custo nenhum para o produtor”, explicou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite.

Proposta apresentada em fevereiro 

Na segunda metade de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Corumbá se reuniu com 40 produtores rurais dos assentamentos Tamarineiro 1, Tamarineiro 2 Norte e Sul, Taquaral e Paiolzinho.

Durante o encontro, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, apresentou a proposta relacionada ao desenvolvimento da piscicultura nos assentamentos rurais de Corumbá.

“Seguindo a orientação do prefeito Marcelo Iunes, nós estamos aqui com o nosso parceiro, o Senar, para apresentar uma nova modalidade de trabalho, que acreditamos que também será de grande sucesso, como os dois programas que já temos funcionando no município, o de leite e o de hortifrúti”, disse Cássio que agradeceu ao Sindicato Rural pela parceria de sempre, pois “graças a ele temos a possibilidade de dar esse curso de graça para os assentados”.

O supervisor técnico do Senar/MS, Pedro Bigaton, apresentou o programa de capacitação e atendimento por cadeia produtiva, que neste caso será a piscicultura.

O Senar fornece cursos para os produtores que vão aprender desde gestão de negócio, manejo e uma assistência técnica gerenciada onde uma vez por mês o produtor terá uma visita de um técnico que fará um acompanhamento de como está se desenvolvendo a sua criação de peixes.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia do Professor
Façanha destaca papel do professor no período pós-pandemia
Corumbá
Foragido é preso em ronda no bairro Generoso
Corumbá
Dupla é presa com 20 quilos de maconha
Evento
IFMS realizará Festival de Arte e Cultura 2021 de forma virtual
Reforço
Saúde de Corumbá e Ladário recebem mais de 500 equipamentos doados pela Vale
Porto Murtinho
Mulher é multada em mais de R$ 20 mil por exploração ilegal de madeira
Agenda
Povo das Águas atende ribeirinhos da região do Taquari a partir de 24 de outubro
Atualização Vacinal
13 unidades de saúde participam do Dia D de Multivacinação neste sábado em Corumbá
Corumbá
Vereador busca recursos para atender necessidades do Conselho Municipal Antidrogas
Monitoramento
Defesa Civil alerta para chance de novos temporais

Mais Lidas

Agenda Cultural
Marcynho Sensação se apresenta no estádio Arthur Marinho nesta sexta, dia 15
Destaque
Presídio feminino de Corumbá está na lista dos 30 melhor avaliados do país
Associação Criminosa
Segunda fase da operação Dark Card prende ex-funcionário público e empresário
Tempo
Chuvas retornam com chance de grandes acumulados para região sul do Estado