Menu
quarta, 20 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Em palestra, médico vai detalhar Saúde e Segurança do Trabalhador

19 junho 2018 - 09h13Kamilla Marques

Um olhar diferenciado e meticuloso sobre homens e mulheres que atuam em áreas do trabalho historicamente esquecidas. Foi com este propósito que o médico especialista e professor de Saúde Pública e Medicina do Trabalho, René Mendes, escreveu o livro “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador”, que será lançado nesta quarta-feira (20/06), em Campo Grande (MS), durante palestra no auditório do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho do Estado), a partir das 18h30, com apoio do Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul e da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

“Esta obra é minha contribuição ao processo de construção do trabalho decente, digno, seguro e saudável para todos, aqui e agora. Todos aqueles comprometidos com a equidade, a justiça social, o desenvolvimento humano ético e sustentável, e que respeitam e valorizam os princípios da precaução, da responsabilidade e da esperança, e que acreditam na construção de ‘um outro mundo possível’, vão se interessar pelo livro”, pontuou o professor René Mendes.

Reconhecimento

O trabalho do médico, reconhecido internacionalmente, sempre buscou investigar e dar visibilidade às condições sociais, de ambiente, e saúde, por meio de um resgate histórico de cada profissão, até chegar ao contexto atual de trabalho. René, conta, sempre se interessou pela situação da Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil, com interesse ampliado para a América Latina e Caribe. O dicionário, publicado pela Editora Proteção, reúne 522 autores do Brasil e de outros países, tendo 1.236 verbetes temáticos, biográficos, institucionais e de relatos de cases históricos e emblemáticos, no Brasil e no mundo, e já está disponível nas versões impressa e digital. “A obra é considerada única no gênero, se levarmos em conta a temática, qualidade e quantidade dos autores e autoras”, informou o autor.

Por esta razão, o Centro de Inovação do Sesi no Estado, que atua na área de Gestão em SST, fez questão de apoiar e participar do lançamento da obra na Capital. “Esse evento é de grande importância, pois marca o lançamento do livro do professor René Mendes em Mato Grosso do Sul, que hoje é o maior autor de saúde e segurança do trabalho no Brasil. Nós não temos à disposição uma vasta literatura que seja aplicada à realidade do País, então a obra será muito relevante para o desenvolvimento dos profissionais da área e poderá elucidar muitos aspectos sobre o tema”, destacou a diretora de SST do Sesi, Adriana Sato, que também é médica do trabalho.

Evento

Além de lançar o livro, o professor René fará a palestra “A Crescente Complexidade das Questões de Saúde e Segurança no Trabalho e a Necessidade de Novas Abordagens”. Ao final da palestra, será oferecido um coquetel para os presentes e os participantes receberão certificados, desde que estejam previamente inscritos, sem qualquer custo, no link http://goo.gl/4EhKnT. As vagas são limitadas, por isso, é importante inscrever-se o quanto antes, recomendam os professores da comissão organizadora do evento, Alessandra Laudelino Neto, Liliana Guimarães e Fernando Faleiros.

O evento conta, ainda, com apoio de diversas outras entidades de Mato Grosso do Sul ligadas ao trabalho, como o TRT/MS, MPT/MS (Ministério Público do Trabalho), SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho), Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Campo Grande), Fundacentro (Fundação Jorge Duprat e Figueiredo) e Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRAUDE ELEITORAL
Ministério Público quer impugnação de candidatos do PRB em Ladário
COVID-19
Pandemia ainda não acabou: MS registra mais de mil casos em apenas um dia
GERAL
Batida de carro e moto deixa criança ferida no Popular Nova
POLICIAL
PRF recupera dois veículos em MS que seriam levados para a Bolívia
JUSTIÇA
Alexandre de Moraes nega HC para anular seis prisões e mandar Jamil Name para casa
p
ECONOMIA
Preço da gasolina começa o ano acima do valor registrado em todos os meses de 2020
Combustível está 19,5% acima da média do mês com preços mais baixos de 2020
DEFESA CIVIL
Com previsão de mais chuva, Defesa Civil orienta população que mora em áreas de risco
EDUCAÇÃO
Professores dão dicas para o segundo dia de provas do Enem
GERAL
MPT divulga nota técnica sobre medidas de proteção a trabalhadoras gestantes
GERAL
Comando do 6º Distrito Naval abre inscrições para concurso de nível superior

Mais Lidas

POLICIAL
Empresário de MS é preso durante Operação da Polícia Civil contra crime organizado
SAÚDE
Servidora há 30 anos, Vitória aplicou primeiras doses da vacina contra COVID-19 em Corumbá
PRIMEIROS IMUNIZADOS
Corumbá e Ladário já tem os primeiros imunizados contra a Covid-19
GERAL
Justiça do Trabalho leva sinal de internet para guatós que vivem isolados no Pantanal