Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Em nota prefeitura admite três óbitos por H1N1 e diz que pediu reforço de medicamento ao estado

Segundo relatório há 84 casos de H1N1 confirmado em MS

17 junho 2019 - 17h11Sylma Lima

A Secretaria de Saúde de Corumbá informa que solicitou à Secretaria de Saúde do Estado de MS e ao Ministério da Saúde mais doses contra a gripe Influenza, porém até o momento não recebeu uma resposta se o pedido será atendido. Em nota enviada à imprensa a prefeitura manifesta preocupação com a situação e medo de possível disseminação. Coonfiram a nota: 

"Desde o término do verão, inúmeros casos suspeitos são atendidos no Pronto Socorro, na Upa ou nas Unidades de Saúde, destes, quatro foram confirmados por exame laboratorial, sendo que três evoluíram para óbito. Conforme último boletim epidemiológico divulgado pelo Governo do Estado, em 12 de junho, no Estado há 84 casos confirmados, sendo 26 em Três Lagoas e 10 em Campo Grande.

A Secretaria de Saúde está acompanhando todos os casos suspeitos no município, inclusive os que estão sendo tratados na rede particular. Em todos os casos suspeitos, o protocolo do Ministério de Saúde é seguido com a coleta do exame em até sete dias do início dos sintomas, e o início do medicamento Tamiflu, dispensado ao paciente, se assim houver prescrição medica e indicação do uso, baseado no protocolo do manejo da Gripe Influenza. . Ressaltamos que as doses são recebidas do Ministério e cabe a Secretaria de saúde aplicá-las conforme sua orientação.

Contamos com a população para adotar as medidas de prevenção, como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.). Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Pessoas com  síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.

A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado".

Deixe seu Comentário

Leia Também

Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
Transporte Coletivo
Vereador solicita recuperação e manutenção dos pontos de ônibus da cidade
Até 30 de Abril
IPTU 2024: Prazo de pagamento à vista com 30% de desconto vence na próxima terça

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas