Menu
domingo, 26 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Em menos de 2h Capital registra 37% do total de chuva esperada para o mês de outubro

05 outubro 2018 - 09h29Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

A chuva que atingiu Campo Grande nessa quarta-feira (3.10) deixou muitos estragos e representou 37% da quantidade de chuva esperada para todo o mês de outubro, conforme estimativa do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec).

A expectativa é de que chova no mês de outubro até 147,9 milímetros, mas só ontem, em menos de duas horas, choveu aproximadamente 55 milímetros. A Defesa Civil do Estado é responsável por alertar os municípios sobre as possibilidades de tempestades, chuvas fortes e outros eventos naturais. Quando há necessidade de suporte, a Defesa Civil também atende os municípios de Mato Grosso do Sul de forma complementar.

Além do apoio às cidades, a Defesa Civil Estadual é encarregada de emitir alertas de perigo à população, sempre que existe a previsão de eventos naturais que possam causar estragos ou ceifar vidas. Os alertas servem de prevenção para possíveis desastres.

Primavera

As chuvas nesse período da Primavera são comuns, já que a estação representa a transição do tempo mais seco (Inverno), para o tempo mais chuvoso (Verão).

Nessa época do ano, existem canais de umidade, que são os ventos úmidos da região Norte, que passam pelo Estado, e também as ações de frentes frias, que contribuem para a instabilidade se formar muito rápido. O choque de duas massas, quente e fria – sendo a massa de ar quente mais forte nesse período – provoca os temporais, nuvens de tempestade e favorece os raios segundo estudos meteorológicos.

Sobre a chuva forte dessa quarta-feira foi algo atípico. Uma frente fria que estava na costa Sudeste do País, e avançava para Mato Grosso do Sul, se chocou com os ventos úmidos que chegavam no Estado e o resultado disso foram nuvens muito altas e que cresceram muito rápido. O potencial de nuvens ficou concentrada na Capital, por isso o volume expressivo de chuva.

Previsão

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para as regiões de Mato Grosso do Sul que podem ser atingidas por chuva intensa. O órgão pede que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, desligue aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia. Os ventos podem chegar a 60 km/h e precipitação de até 50 milímetros ainda hoje.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Palestras
3ª edição da Semana da Saúde do Sesc tem foco nos reflexos da pandemia
SCT 2021
IFMS abre inscrições para Semana de Ciência e Tecnologia
Javaporco
PMA flagra criação ilegal de javalis em propriedade de Dourados
Alerta
De agendamentos a esquemas de 'pirâmides', entenda os maiores golpes do Pix em MS
Retomada
Fundtur recebe inscrições no Programa "Incentiva+MS Turismo" até 5 de outubro
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Balanço
Mais de 50% das drogas apreendidas na Operação Fronteiras e Divisas I são de MS
Economia
Comércio deve facilitar pagamento e ser cauteloso para o Dia das Crianças

Mais Lidas

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Desenvolvimento
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida