Com 71% da população negra ou parda, conforme identificou em 2010 o Censo do IBGE, e, consequentemente, com forte influência de manifestações culturais em que predominam as raízes africanas, Corumbá está entre as mais de mil cidades brasileiras onde o Dia nacional da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, é feriado municipal. Em Mato Grosso do Sul, além de Corumbá, apenas quatro municípios têm o feriado legalmente decretado.
Instituída pela lei municipal nº 2.084, de 19 de dezembro de 2008, a data integra o calendário comemorativo da cidade. Tem como objetivos dar maior visibilidade a essa população; estreitar a relação do poder público para gerar benefícios e permitir o estabelecimento de parâmetros de ação do poder público em benefícios destas comunidades fazendo com que saiam da invisibilidade perante a sociedade e que possam realmente ter o seu papel reconhecido.
A Prefeitura de Corumbá mantém em sua estrutura a Coordenadoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial. Vinculada diretamente à Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas, esta Coordenadoria atua na formulação de proposições visando estimular a consciência ética para alcance de igualdade e cidadania e levar à democratização dos direitos dos cidadãos, voltadas para a eliminação das desigualdades e exclusão em razão de etnia; oportunizar a criação de instrumentos para o debate sobre as políticas públicas para os afrodescendentes no município de Corumbá e sobre os seus direitos e interesses; além de coordenar ações transversais e promover interlocução com outros órgãos e entidades da Administração Municipal, em especial, com desenvolvimento de atividades voltadas para as comunidades que demandam medidas de inclusão social.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Condenações de padrasto, mãe e tia por estupro ultrapassam 138 anos de prisão
Conforme investigação, mãe e tia são coautoras do abuso que iniciou quando a menina tinha 7 anos e durou até os 19

Associação de Mulheres Produtoras da APA Baía Negra planeja ações para 2024
Pacientes que aguardam exames de ressonância magnética devem comparecer na Central de Regulação

Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado

IFMS abre seleção para cursos de qualificação profissional EAD

Advogados de Corumbá serão homenageados pelo Tribunal Regional do Trabalho
Vítimas de agressão física marcam plantão dos Bombeiros

Drone doado pelo Receita Federal tem diversas funcionalidades para os Bombeiros

Dois Bombeiros de Corumbá são homenageados com a medalha Dom Pedro II
