Menu
domingo, 26 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Em Corumbá, feriado da Consciência Negra democratiza direitos

20 novembro 2020 - 10h30Assessoria de Imprensa

Com 71% da população negra ou parda, conforme identificou em 2010 o Censo do IBGE, e, consequentemente, com forte influência de manifestações culturais em que predominam as raízes africanas, Corumbá está entre as mais de mil cidades brasileiras onde o Dia nacional da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, é feriado municipal. Em Mato Grosso do Sul, além de Corumbá, apenas quatro municípios têm o feriado legalmente decretado.

Instituída pela lei municipal nº 2.084, de 19 de dezembro de 2008, a data integra o calendário comemorativo da cidade. Tem como objetivos dar maior visibilidade a essa população; estreitar a relação do poder público para gerar benefícios e permitir o estabelecimento de parâmetros de ação do poder público em benefícios destas comunidades fazendo com que saiam da invisibilidade perante a sociedade e que possam realmente ter o seu papel reconhecido.

A Prefeitura de Corumbá mantém em sua estrutura a Coordenadoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial. Vinculada diretamente à Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas, esta Coordenadoria atua na formulação de proposições visando estimular a consciência ética para alcance de igualdade e cidadania e levar à democratização dos direitos dos cidadãos, voltadas para a eliminação das desigualdades e exclusão em razão de etnia; oportunizar a criação de instrumentos para o debate sobre as políticas públicas para os afrodescendentes no município de Corumbá e sobre os seus direitos e interesses; além de coordenar ações transversais e promover interlocução com outros órgãos e entidades da Administração Municipal, em especial, com desenvolvimento de atividades voltadas para as comunidades que demandam medidas de inclusão social.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Palestras
3ª edição da Semana da Saúde do Sesc tem foco nos reflexos da pandemia
SCT 2021
IFMS abre inscrições para Semana de Ciência e Tecnologia
Javaporco
PMA flagra criação ilegal de javalis em propriedade de Dourados
Alerta
De agendamentos a esquemas de 'pirâmides', entenda os maiores golpes do Pix em MS
Retomada
Fundtur recebe inscrições no Programa "Incentiva+MS Turismo" até 5 de outubro
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Balanço
Mais de 50% das drogas apreendidas na Operação Fronteiras e Divisas I são de MS
Economia
Comércio deve facilitar pagamento e ser cauteloso para o Dia das Crianças

Mais Lidas

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Desenvolvimento
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida