Em 11 de julho de 2018 a Justiça da 6º Vara Civil de Dourados determinou o afastamento do cargo o prefeito da cidade de Mato Grosso do Sul Laguna Carapã Itamar Bilibio ( MDB) por ter nomeado a esposa Vera Lúcia Lorenzoni Bilibio, como secretária de assistência Social. Para o Ministério Público de Dourados que investigou o caso, tratava-se de caso de nepotismo e improbidade administrativa.
O MP pediu também a Justiça multa de R$ 974,00 ( novecentos e setenta e quatros reais) e decretação de bloqueio de bens do casal, para fins de ressarcimento aos cofres públicos produto da nomeação ilegal.
No dia seguinte ( 12/07) o prefeito conseguir anular o afastamento no Tribunal de Justiça e foi reconduzido ao cargo, mas teve que exonerar a esposa e continuou com os bens bloqueados.
Em Corumbá, o prefeito Marcelo Iunes ( PSDB) nomeou a esposa Amanda Cristiane Balanciri Iunes na Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos e a cunhada Glaucia Antonia Fonseca dos Santos Iunes na Secretaria Municipal de Assistência Social, e é alvo de investigação da Promotoria de Corumbá desde setembro de 2018, mas até agora o MP não apresentou ação judicial no Fórum de Corumbá e nem o prefeito Iunes exonerou as nomeadas parentes.
O nepotismo foi proibido na Súmula Vinculante n° 13 do Supremo Tribunal Federal, mas há divergência de entendimento sobre o alcance da Súmula com relação a cargo políticos ( secretários) e quanto a qualificação técnica dos nomeados. Em setembro deste ano o STF sinalizou na 2º Turma que não é nepotismo nomear parentes para cargo políticos, mas ainda há vários outros casos em todo o País aguardando um entendimento final pelo plenário do STF.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Chuva acima da média histórica desabriga famílias

Em quatro dias, mais de 11 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul

Mais de 30 mortes por coronavírus são registradas em apenas um dia no Estado

Mato, esgoto estourado e lixo tomam conta de Ladário
Sanesul informa que poderá faltar água no bairro Jardim Aeroporto e imediações

Em liberdade e monitorada: onça resgatada em incêndio do Pantanal é devolvida à natureza

PM prende homem com mandado de prisão após ocorrência de furto de moto no Cristo Redentor

Toque de recolher é prorrogado em Mato Grosso do Sul

Enem 2020 tem novidades em acessibilidade
