Saiu ontem, quinta-feira (8), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da avaliação de 2015 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O estudo é baseado nas notas obtidas na Prova Brasil, avaliação realizada para alunos do 5° e 9° ano do fundamental e 3° ano do ensino médio.
Em Corumbá, as séries iniciais do ensino fundamental (até o 5° ano) atingiram 4.8, ultrapassando os 4.5 estabelecido pelo IMEP para 2015. No último índice divulgado em 2013, o município havia ficado com 4.0, abaixo da meta de 4.2.
As séries finais do fundamental (9° ano) em Corumbá também superam a meta prevista de 4.5, o resultado da Prova Brasil apontou para uma média de 4.8. EM 2013, o município havia atingido 3.6, abaixo da meta de 3.7 estabelecida pelo IMEP.
Para a secretária municipal de educação, Roseane Limoeiro, o crescimento foi geral. "Todas as escolas melhoraram substancialmente suas médias. Isto é resultado de um trabalho sério, que envolve todos, núcleo gestor, professores, alunos, pais, enfim, toda a equipe que tem trabalhado para melhorar cada vez mais a qualidade de ensino de nossas crianças”.
A secretária completa afirmando que “tudo isto reflete na educação de nossas crianças. Tivemos casos inclusive de escolas que já ultrapassaram as metas estabelecidas para 2021, tanto nas séries iniciais como nas séries finais”, revelou Roseane, ressaltando que o crescimento foi geral. “Todas as escolas tiveram um grande crescimento nas duas últimas avaliações do IDEB, em 2013 e 2015. Isto é gratificante”.
Somente nas séries iniciais, a avaliação atingiu 6.925 alunos. Já nas séries finais foram 3.962, totalizando 10.887 crianças.
Ladário atingiu meta nos anos iniciais, mas ficou abaixo nas séries finais
Em Ladário, as séries iniciais do fundamental alcançou a média de 4.3, mesmo índice apontado como meta pelo INEP. Na última avaliação em 2013, o índice do município havia ficado em 3.7, abaixo da meta de 4.0. Já os anos finais do fundamental não foi promissor, o resultado aponta índice de 3.7, quando a meta era de 4.1. Esta é a segunda vez consecutiva que Ladário não atinge ao índice estabelecido para os anos finais do ensino fundamental, em 2013, foi atingido a media de 2.8, bem abaixo da meta que era de 3.7.
Média nacional
No Brasil, a média não foi nada promissora, o índice apontou que o Ensino Médio está estagnado desde 2011 com média de 3.7, o meta estabelecida para 2015 era de 4.3. Nas séries iniciais do fundamental, o Brasil alcançou índice de 5,5 e bateu a meta que era de 5,2. Porém nas séries finais do fundamental o país mais um vez não cumpriu a meta nacional que era de 4,7, ficando com índice de 4,5.
O que é o Ideb
O Ideb é um indicador utilizado pelo MEC para avaliar a qualidade do ensino básico nos municípios de todo o país, tanto na rede privada quanto pública. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021.