Menu
quinta, 13 de fevereiro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Educação de Corumbá supera meta do índice da educação básica

09 setembro 2016 - 09h18Gesiane Medeiros
Corumbaenses podem celebrar a qualidade do ensino oferecido. Foto: Arquivo PMC

Saiu ontem, quinta-feira (8), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da avaliação de 2015 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).  O estudo é baseado nas notas obtidas na Prova Brasil, avaliação realizada para alunos do 5° e  9° ano do fundamental e 3° ano do ensino médio.

Em Corumbá, as séries iniciais do ensino fundamental (até o 5° ano) atingiram 4.8, ultrapassando os 4.5 estabelecido pelo IMEP para 2015. No último índice divulgado em 2013, o município havia ficado com 4.0, abaixo da meta de 4.2.

As séries finais do fundamental (9° ano) em Corumbá também superam a meta prevista de 4.5, o resultado da Prova Brasil apontou para uma média de 4.8. EM 2013, o município havia atingido 3.6, abaixo da meta de 3.7 estabelecida pelo IMEP.

Roseane Limoeiro, secretária de educação de Corumbá, apresentou os índices e comentou sobre a conquista em coletiva na manhã de hoje. Foto: Divulgação PMC 

Para a secretária municipal de educação, Roseane Limoeiro, o crescimento foi geral. "Todas as escolas melhoraram substancialmente suas médias. Isto é resultado de um trabalho sério, que envolve todos, núcleo gestor, professores, alunos, pais, enfim, toda a equipe que tem trabalhado para melhorar cada vez mais a qualidade de ensino de nossas crianças”.

A secretária completa afirmando que “tudo isto reflete na educação de nossas crianças. Tivemos casos inclusive de escolas que já ultrapassaram as metas estabelecidas para 2021, tanto nas séries iniciais como nas séries finais”, revelou Roseane, ressaltando que o crescimento foi geral. “Todas as escolas tiveram um grande crescimento nas duas últimas avaliações do IDEB, em 2013 e 2015. Isto é gratificante”.

Somente nas séries iniciais, a avaliação atingiu 6.925 alunos. Já nas séries finais foram 3.962, totalizando 10.887 crianças.

Ladário atingiu meta nos anos iniciais, mas ficou abaixo nas séries finais

Em Ladário, as séries iniciais do fundamental alcançou a média de 4.3, mesmo índice apontado como meta pelo INEP. Na última avaliação em 2013, o índice do município havia ficado em 3.7, abaixo da meta de 4.0. Já os anos finais do fundamental não foi promissor, o resultado aponta índice de 3.7, quando a meta era de 4.1. Esta é a segunda vez consecutiva que Ladário não atinge ao índice estabelecido para os anos finais do ensino fundamental, em 2013, foi atingido a media de 2.8, bem abaixo da meta que era de 3.7.

Média nacional

No Brasil, a média não foi nada promissora, o índice apontou que o Ensino Médio está estagnado desde 2011 com média de 3.7, o meta estabelecida para 2015 era de 4.3. Nas séries iniciais do fundamental, o Brasil alcançou índice de 5,5 e bateu a meta que era de 5,2. Porém nas séries finais do fundamental o país mais um vez não cumpriu a meta nacional que era de 4,7, ficando com índice de 4,5. 

O que é o Ideb
O Ideb é um indicador utilizado pelo MEC para avaliar a qualidade do ensino básico nos municípios de todo o país, tanto na rede privada quanto pública. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agenda Cultural
Hoje é dia de Ensaio Vip na Mocidade da Nova Corumbá
Seguiam para CG
Dois bolivianos e uma brasileira são presos por tráfico de drogas na BR 262
Carnaval 2025
Prefeitura formaliza repasse de recursos para escolas de samba
Crime
Riedel cobra punição rigorosa após feminicídio de jornalista
Investimento
Licitações são homologadas para construir aeródromos em dois municípios de MS
Na Capital
Músico que matou jornalista a facadas tinha longa ficha de violência doméstica
Em Brasília
Programa de crédito de carbono na agricultura familiar de MS é destaque em evento interamericano
Na ALEMS
Emenda para ampliar oferta de sangue em MS é aprovado em 1ª votação
Benefício Social
Pé-de-Meia será pago ainda neste mês, diz ministro da Educação
Saúde
Corumbá trabalha na compra emergencial de medicamentos para suprir demanda

Mais Lidas

Polícia
Operação da PF mira em grupo criminoso envolvido em descaminho e contrabando de mercadorias em MS
Cultura
Governador confirma presença no lançamento da programação do Carnaval 2025 de Corumbá
Saiu de Corumbá
Caminhão com carca de carne é flagrado com 125 kg de cocaína na BR 262
Benefício Social
Pé-de-Meia será pago ainda neste mês, diz ministro da Educação