Menu
terça, 19 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Edital que selecionará 3 mil propriedades rurais está com inscrições abertas

Período de submissão de propostas vai até 01 de março. Há benefícios para organizações e para propriedades rurais selecionadas

26 janeiro 2021 - 09h16Da Redação

Coletivos de produtores(as) que tiverem interesse em participar da Chamada Integrada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Unidades Multiplicadoras (UMs), do Projeto Rural Sustentável – Cerrado, já podem submeter as propostas no site do projeto. As inscrições têm início em 25 de janeiro e vão até o dia 01 de março.  Podem participar desta chamada Associações, Cooperativas, Central de Associações/Cooperativas, Sindicatos ou outras instituições formalmente estabelecidas há pelo menos um ano e que tenham atuação em um dos quatro estados abrangidos pelo projeto: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

 

Ao todo, o PRS – Cerrado vai selecionar 26 OSPs e 3.000 UMs. Atenção: a submissão de propostas deve ser feita apenas pelas organizações. Para produtor(a) que quer ser uma Unidade Multiplicadora do projeto, é necessária a associação a uma organização de trabalhadores(as) da região. O edital não prevê tempo mínimo de associação. 

 

As inscrições podem ser feitas aqui

 

O que são OSPs e UMs?

 

No âmbito do projeto, OSPs são coletivos de produtores(as) rurais voltados para o desenvolvimento de práticas produtivas de proveito comum. Formalmente, são pessoas jurídicas sem fins lucrativos e podem ser constituídas como Associações, Cooperativas, Centrais de Associações/Cooperativas, Sindicatos e demais instituições estabelecidas com atividades que visem a extensão produtiva do meio rural.

Essas organizações cumprem papel social importante no desenvolvimento rural, já que é por meio delas que o PRS – Cerrado busca integrar e fortalecer a implantação de práticas sustentáveis em pequenas e médias propriedades rurais. A nucleação das ações do campo será desenvolvida a partir das OSPs — referências também para as articulações com os atores do projeto, desde as famílias de produtores(as) até agentes e instituições de assistência técnica. A partir de análise detalhada sobre essas instituições, serão implantadas ações e atividades que apoiem sua estruturação e gerem mais sustentabilidade para as próprias organizações e produtores(as) vinculados(as).

Já as UMs são propriedades rurais onde serão implementadas uma ou mais tecnologias de baixa emissão de carbono apoiadas pelo projeto: sistemas de Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), também entendidos pelo PRS – Cerrado como Sistemas Agroflorestais (SAFs), e/ou Recuperação de Pastagens Degradadas (RDP). As UMs se diferenciam das Unidades Demonstrativas (UDs) previstas no programa. As UDs são as áreas de referência dentro da propriedade rural que já têm em uso algumas das técnicas sustentáveis previstas no PRS – Cerrado. Para que produtores(as) e outros(as) interessados(as) vejam na prática o uso dessas tecnologias, o projeto oferece os Dias de Campo, momento em que trabalhadores(as) rurais, técnicos(as) e extensionistas dividem experiências e conhecimento sobre as atividades sustentadas no âmbito do projeto.

 

Chamada Integrada de OSPs/UMs

Submissão de propostas: 25/01 a 01/03

Seleção: 26 OSPs e 3.000 UMs

Quem pode participar: Associações, Cooperativas, Central de Associações/Cooperativas, Sindicatos ou outras instituições formalmente estabelecidas há pelo menos um ano

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade
Incentivo
Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março
Semana do Jovem Eleitor
Campanha do TSE nas redes sociais incentiva o voto entre jovens de 16 e 18 anos
Acima da meta
Acórdãos do Tribunal de Justiça de MS são publicados em até três dias úteis
Internacional
Riedel inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Mãe e Filho
Homem descumpre medida protetiva e é preso com 30 trouxinhas de pasta base
Cheff Escolar
Software auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
Novidade da edição
Campeonato de Arremesso do FIPEC 2024 teve mulher como campeã

Mais Lidas

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
AGETRAT
Estudo aponta que 4,75% dos condutores desrespeitam o sinal vermelho em Corumbá
Consolidado
FIPEC 2024 premia vencedores e bate recorde em todas as áreas