Menu
sábado, 10 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
MOBILE - Ambiental MS Pantanal - Aegea
Geral

Durante toda a semana, Casa do Dr. Gabi sedia Primavera dos Museus

18 setembro 2018 - 09h34Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, com a parceria do Sesc Corumbá, preparou uma série de atividades no Museu Municipal Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória como parte da Primavera dos Museus, um evento nacional promovido Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Até o dia 22 de setembro, sempre a partir das 18 horas, acontecem as visitas mediadas "Corumbá 240 anos", na qual os visitantes passarão pelos ambientes, visualizando o acervo e conhecendo a relação do Dr. Gabi e da sua esposa, Dona Neta, com a cidade pantaneira.

O local também recebe as Poltronas Manoelinas, um projeto de fomento literário do Sesc MS em homenagem ao centenário de Manoel de Barros (2016). A instalação contempla a estética das insignificâncias, comum na poesia do autor. A atividade vai até o dia 22, das 13h às 18 horas.

Nesta terça-feira, das 18h30 às 21h30, acontece a Oficina Contação de História – Prática Social, um espaço para dar voz aos atores sociais, os heróis de guerra, os fundadores e etc. O trabalho será realizado pela professora Jusley Souza. Ela também será responsável pela Oficina Contação de Histórica – Técnica de Ensino, que será realizado no dia 19, das 18h30 às 21h30.

No dia 20, quinta-feira, a partir das 18 horas, a sala Dom Quixote ambientará uma reunião especial do Clube de Leitura de Corumbá e Ladário. Geralmente realizada no Sesc Corumbá, a atividade transforma em coletivo o ato solitário da leitura. A obra selecionada para o encontro é Snack Bar, do escritor corumbaense Augusto César Proença.

No dia 22, às 17h30, acontece a Contação de História – Dom Quixote. A figura do Heróico Cavalheiro de Cervantes era de grande importância para o Doutor Gabi, tanto que influenciou a decoração e o estilo arquitetônico da Casa.

Já o Café Literário, evento mensal do Sesc Corumbá que visa apresentar a literatura brasileira contemporânea ao público interessado, acontece no mesmo dia, mas às 19h30. Essa edição especial trará ao debate a literatura sul-mato-grossense.

Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória

Em agosto, o prefeito Marcelo Iunes instituiu o Museu Municipal Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória. No Decreto 2.030, o prefeito ressaltou que a memória da população corumbaense merece ser preservada por meio de ações concretas, de modo a fomentar a rica cultura que possui, bem como dar visibilidade à mesma. O Museu Municipal Casa do Dr. Gabi, que fica no imóvel localizado na rua Cuiabá, nº. 1.881, Centro, é gerido pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá.

12ª Primavera dos Museus

A cada edição da Primavera dos Museus, o Ibram lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus ou instituições culturais. Esse ano o tema é Celebrando a Educação em Museus, que tem como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado no último mês de junho.

A publicação aborda o processo de criação da PNEM, bem como os princípios e diretrizes dessa política, que visa nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal. Os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é acusado de agredir a própria mãe no bairro Vila Guarani
OPERAÇÃO
Operação Ágata Oeste tem resultados expressivos de apreensão de drogas e armas
SAÚDE
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda
SAÚDE
Corumbá institui Núcleo de Reabilitação Pós Covid com atendimento multidisciplinar