Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Durante toda a semana, Casa do Dr. Gabi sedia Primavera dos Museus

18 setembro 2018 - 09h34Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, com a parceria do Sesc Corumbá, preparou uma série de atividades no Museu Municipal Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória como parte da Primavera dos Museus, um evento nacional promovido Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Até o dia 22 de setembro, sempre a partir das 18 horas, acontecem as visitas mediadas "Corumbá 240 anos", na qual os visitantes passarão pelos ambientes, visualizando o acervo e conhecendo a relação do Dr. Gabi e da sua esposa, Dona Neta, com a cidade pantaneira.

O local também recebe as Poltronas Manoelinas, um projeto de fomento literário do Sesc MS em homenagem ao centenário de Manoel de Barros (2016). A instalação contempla a estética das insignificâncias, comum na poesia do autor. A atividade vai até o dia 22, das 13h às 18 horas.

Nesta terça-feira, das 18h30 às 21h30, acontece a Oficina Contação de História – Prática Social, um espaço para dar voz aos atores sociais, os heróis de guerra, os fundadores e etc. O trabalho será realizado pela professora Jusley Souza. Ela também será responsável pela Oficina Contação de Histórica – Técnica de Ensino, que será realizado no dia 19, das 18h30 às 21h30.

No dia 20, quinta-feira, a partir das 18 horas, a sala Dom Quixote ambientará uma reunião especial do Clube de Leitura de Corumbá e Ladário. Geralmente realizada no Sesc Corumbá, a atividade transforma em coletivo o ato solitário da leitura. A obra selecionada para o encontro é Snack Bar, do escritor corumbaense Augusto César Proença.

No dia 22, às 17h30, acontece a Contação de História – Dom Quixote. A figura do Heróico Cavalheiro de Cervantes era de grande importância para o Doutor Gabi, tanto que influenciou a decoração e o estilo arquitetônico da Casa.

Já o Café Literário, evento mensal do Sesc Corumbá que visa apresentar a literatura brasileira contemporânea ao público interessado, acontece no mesmo dia, mas às 19h30. Essa edição especial trará ao debate a literatura sul-mato-grossense.

Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória

Em agosto, o prefeito Marcelo Iunes instituiu o Museu Municipal Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória. No Decreto 2.030, o prefeito ressaltou que a memória da população corumbaense merece ser preservada por meio de ações concretas, de modo a fomentar a rica cultura que possui, bem como dar visibilidade à mesma. O Museu Municipal Casa do Dr. Gabi, que fica no imóvel localizado na rua Cuiabá, nº. 1.881, Centro, é gerido pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá.

12ª Primavera dos Museus

A cada edição da Primavera dos Museus, o Ibram lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus ou instituições culturais. Esse ano o tema é Celebrando a Educação em Museus, que tem como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado no último mês de junho.

A publicação aborda o processo de criação da PNEM, bem como os princípios e diretrizes dessa política, que visa nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal. Os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército