Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Drive-Thrus de MS testaram mais de 73 mil suspeitos de Covid-19 em cinco meses

04 setembro 2020 - 11h06Portal do MS

Os Drive-Thrus criados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), testaram 73,4 mil pessoas entre testes rápidos e swab em Mato Grosso do Sul. As quatro unidades montadas em Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Campo Grande foram responsáveis pela identificação de 11,6 mil casos positivos no Estado até o momento.

Boletim do Coronavírus publicado nesta quinta-feira (3), informa que Corumbá segue com o maior índice de identificação positiva de casos confirmados por meio de teste PCR. O índice corresponde a 30,3% (1.946 casos confirmados) por PCR e 21,7% (429 casos confirmados) de testes rápidos. O município já testou 8.395 pessoas.

Dourados ocupa a segunda posição, com 20,4% (2.121 casos positivos) por meio do PCR e 13,2% (605 casos positivos) identificados nos testes rápidos. O município já testou 14.977 pessoas. Campo Grande vem logo em seguida, com 14,8% (5.567 casos positivos) por meio de PCR e 4,6% (312 casos positivos) de testes rápidos. A Capital já testou 44.287 pessoas. E Três Lagoas, com 13,3% (553 casos confirmados) por meio do PCR e 7% (115 casos positivos) nos testes rápidos. A cidade testou 5.808 pessoas.

O balanço geral aponta que 73.467 pessoas foram testadas, sendo 58.555 pelo PCR e 14.912 por testes rápidos. Deste total, 11.648 foram identificados positivos, sendo 10.187 por meio do PCR e 1.461 por meio dos testes rápidos. Os demais dados foram descartados. Em Campo Grande, por exemplo, 500 testes rápidos são realizados pelo drive e mais 258 coletas de RT-PCR são realizados semanalmente.

Para o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a parceria está muito boa, com todas as secretarias estaduais e demais órgãos vinculados ao Governo do Estado, na luta contra o coronavírus. “Essa foi uma determinação do governador Reinaldo Azambuja, por saber que somente iremos vencer essa guerra, se trabalharmos articulados, com ações do Estado, União e Municípios”.

A implantação de mais postos de testagem, como o da E.E. Lúcia Martins Coelho, no período noturno, ampliou o acesso dos trabalhadores aos exames. O local foi responsável pela realização de 17.746 mil testes rápidos correspondendo a 15,4% (2.734 casos positivos).

O agendamento

Por meio do Drive-Thru, são disponibilizados à população diagnósticos de coronavírus em que os testes são realizados dentro do próprio veículo, com o mínimo de contato, de forma segura, eficiente e rápida.

A consulta é agendada via telefone 0800 647 0911 e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando cerca de cinco minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura.

O exame é encaminhado ao Laboratório Central (Lacen), o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado por SMS ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas