Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Documentos apontam esquema de compra de votos nas eleições de Corumbá 

18 novembro 2021 - 13h05Sylma Lima

Ao que tudo indica, o processo montado através da Operação Mercês, deflagrada pela Polícia Federal (PF), no mês de outubro para investigar a compra de votos em Corumbá, está recheado de indícios que apontam a existência de um forte esquema de corrupção para eleição de prefeito e alguns vereadores. O processo tramita na Justiça Eleitoral e está nas mãos do presidente da Câmara de Corumbá.  

As investigações iniciaram em 4 de novembro de 2020, quando um funcionário comissionado da prefeitura, foi flagrado com cópias de documentos pessoais, dinheiros divididos em pequenas quantias, títulos eleitorais, uma lista contendo nomes, pedidos de exames à secretaria de saúde e um diálogo que seria comprometedor, revelado após quebra de sigilo telefônico. O suspeito foi abordado na saída do comitê responsável pela campanha do então candidato à prefeitura, Marcelo Iunes, atual prefeito da cidade.   

Ao ser indagado, o homem justificou que costumava organizar o dinheiro daquela forma e que o montante seria usado na reforma de sua casa, mas não sabia se quer afirmar com exatidão o total que trazia consigo.   

Capital do Pantanal conversou com um dos vereadores envolvidos. Ele afirma que na época já fazia parte do legislativo corumbaenes e que fazer pedidos de exame médicos era uma prática normal e regular em todo o seu mandato, mas que isso não era usado como uma "troca de favores", já que o voto é velado e não existe mecanismo para apurar se a pessoa teria votado nele.   

Agora cabe ao Ministério Público analisar os documentos reunidos pela PF e decidir os próximos passos do caso, se haverá pedido de cassação ou não dos envolvidos.

Novos documentos

Novos documentos divulgados pelo site Campo Grande News nesta quinta-feira, 18 de novembro, mostram que marmitex também eram trocadas por votos no esquema investigado pela Polícia Federal. 

Diálogos revelados a partir da quebra de sigilo telefônico, mostra a compra de votos em troca de marmitex para seis eleitores. A conversa é entre o funcionário comissionado, que teve o celular apreendido, e outro comissionado da prefeitura que trabalhava para um candidato a vereador aliado do prefeito. No áudio, ele chega a rir do preço pago pelo voto e coloca o próprio eleitor para enviar áudio cobrando o alimento. 

Segundo a Polícia Federal, o grupo usou a estrutura pública para negociar troca de favores, ou troca de benefícios, e assim conseguir apoio político para suas candidaturas nas eleições municipais. Outra forma ilegal de assegurar apoio político durante a campanha foi a contratação de pessoas sem prestar contas à Justiça Eleitoral, no chamado, “pagamento por fora”.  

O documento, no qual o Campo Grande News teve acesso, segue em sigilo e, por isso, os nomes dos investigados não foram divulgados. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24