Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Doação de capiaçu da Agraer eleva produtividade e reduz custos de produtores de MS

06 fevereiro 2021 - 08h43Portal do Governo de MS

No município de Nova Alvorada do Sul, localizado a 120 quilômetros da Capital, produtores rurais poderão reduzir custos e aumentar a produtividade com a utilização do capim capiaçu na alimentação das vacas leiteiras.

Para alguns produtores, a novidade na produção pode alavancar a receita de quem precisa associar a lucratividade com cada litro de leite produzido. É o caso do Assentamento Pam, onde a produtora Sudemia Nogi que recebeu doação de mudas de capim Capiaçu comemora a doação e o aprendizado técnico. “Eu tenho alimentado minhas vacas com cana-de-açúcar e ração, com o capim, pelo que o técnico me orientou, vou ter um aumento na produção de leite. Com isso, a minha meta é elevar a produção atual de 120 litros ao dia para 250 litros”.

A doação foi feita pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em por intermédio da Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer), com apoio da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e da Secretária de Educação de Nova Alvorada do sul.

Na iniciativa, foram atendidas oito famílias do assentamento PAN e Pana, sendo que cada família recebeu, aproximadamente, duzentos quilos de mudas de capim capiaçu. “Os beneficiados com a doação de capim Capiaçu da Agraer estão motivados a transformar a realidade de suas propriedades, potencializando a produtividade”, explica o coordenador da Agraer de Nova Alvorada do Sul, João Marcelo Beltrame.

Para Beltrame, a procedência do insumo é importante para o potencial produtivo. “Esse capiaçu saiu de um campo experimental da Embrapa e foi para o campo experimental do Cepaer que é o centro de pesquisa da Agraer. É um capim de alta produtividade com ótimo teor de proteína, sendo utilizado para alimentação dos animais na época da seca, e que também pode ser fornecido fresco ao cocho, ou seja, picado, já diretamente para o animal comer”.

O benefício vai além porque diante da qualidade do capiaçu, os beneficiados podem ampliar o alcance da doação ao disseminar mudas. “Os produtores vão replicar uma muda de qualidade, aumentando a produtividade da propriedade, e eles podem disseminar, a tecnologia no local, fornecendo muda para outros produtores com a mesma segurança que eles pegaram”.

O capiaçu chega a produzir até 80 toneladas de massa verde/hectare/ano, ou seja, numa pequena área plantada é possível ter uma grande quantidade de alimento para os animais.  “Os produtores querem aprimorar a produção de leite, tendo como objetivo o aumento da produtividade, a melhora dos animais, e a otimização da área, onde eles trabalham.  O ideal de corte do capim é em torno de 60 a 80 dias, mas para isso precisa de uma boa adubação para manter a produtividade. A capineira pode ter uma longevidade de 7 anos e isso diminui muito o custo em relação à formação de pastagem”.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente do município, o capiaçu é conhecido por seu alto teor de proteína e por isso a doação vai ajudar no crescimento do setor de uma forma geral. “A importância de incentivar a bovinocultura leiteira em nosso município através de incremento na alimentação animal de maior valor proteico resulta no aumento da produção, geração de renda e qualidade de vida”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética