Menu
sábado, 19 de junho de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Doação de capiaçu da Agraer eleva produtividade e reduz custos de produtores de MS

06 fevereiro 2021 - 08h43Portal do Governo de MS

No município de Nova Alvorada do Sul, localizado a 120 quilômetros da Capital, produtores rurais poderão reduzir custos e aumentar a produtividade com a utilização do capim capiaçu na alimentação das vacas leiteiras.

Para alguns produtores, a novidade na produção pode alavancar a receita de quem precisa associar a lucratividade com cada litro de leite produzido. É o caso do Assentamento Pam, onde a produtora Sudemia Nogi que recebeu doação de mudas de capim Capiaçu comemora a doação e o aprendizado técnico. “Eu tenho alimentado minhas vacas com cana-de-açúcar e ração, com o capim, pelo que o técnico me orientou, vou ter um aumento na produção de leite. Com isso, a minha meta é elevar a produção atual de 120 litros ao dia para 250 litros”.

A doação foi feita pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em por intermédio da Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer), com apoio da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e da Secretária de Educação de Nova Alvorada do sul.

Na iniciativa, foram atendidas oito famílias do assentamento PAN e Pana, sendo que cada família recebeu, aproximadamente, duzentos quilos de mudas de capim capiaçu. “Os beneficiados com a doação de capim Capiaçu da Agraer estão motivados a transformar a realidade de suas propriedades, potencializando a produtividade”, explica o coordenador da Agraer de Nova Alvorada do Sul, João Marcelo Beltrame.

Para Beltrame, a procedência do insumo é importante para o potencial produtivo. “Esse capiaçu saiu de um campo experimental da Embrapa e foi para o campo experimental do Cepaer que é o centro de pesquisa da Agraer. É um capim de alta produtividade com ótimo teor de proteína, sendo utilizado para alimentação dos animais na época da seca, e que também pode ser fornecido fresco ao cocho, ou seja, picado, já diretamente para o animal comer”.

O benefício vai além porque diante da qualidade do capiaçu, os beneficiados podem ampliar o alcance da doação ao disseminar mudas. “Os produtores vão replicar uma muda de qualidade, aumentando a produtividade da propriedade, e eles podem disseminar, a tecnologia no local, fornecendo muda para outros produtores com a mesma segurança que eles pegaram”.

O capiaçu chega a produzir até 80 toneladas de massa verde/hectare/ano, ou seja, numa pequena área plantada é possível ter uma grande quantidade de alimento para os animais.  “Os produtores querem aprimorar a produção de leite, tendo como objetivo o aumento da produtividade, a melhora dos animais, e a otimização da área, onde eles trabalham.  O ideal de corte do capim é em torno de 60 a 80 dias, mas para isso precisa de uma boa adubação para manter a produtividade. A capineira pode ter uma longevidade de 7 anos e isso diminui muito o custo em relação à formação de pastagem”.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente do município, o capiaçu é conhecido por seu alto teor de proteína e por isso a doação vai ajudar no crescimento do setor de uma forma geral. “A importância de incentivar a bovinocultura leiteira em nosso município através de incremento na alimentação animal de maior valor proteico resulta no aumento da produção, geração de renda e qualidade de vida”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Comissão rejeita proposta de inclusão de jornalistas, bancários e vigilantes em grupos prioritários
SAÚDE
SES autoriza municípios a vacinarem com a Pfizer adolescentes acima de 12 anos com comorbidades
POLICIAL
PRF apreende 450 mil maços de cigarro contrabandeados na Capital
GERAL
MPF aponta risco de desaparecimento de espécies no Rio Paraná
Rio Paraná Energia, empresa da holding China Three Gorges Corporation (CTG), é acusada de descumprir regras ambientais e levar à beira do desaparecimento peixes como Pintado e Dourado
SAÚDE
SES prepara distribuição das 70.160 doses de vacina contra a covid-19 em MS
GERAL
Fórum apresenta avanços do Plano Estratégico em MS
POLICIAL
PMA e Bombeiros resgatam ave em extinção ferida
GERAL
Contribuintes têm até o dia 3 de agosto aderir ao REFIS 2021
EDUCAÇÃO
Terminam hoje as inscrições do Encceja 2020 para privados de liberdade
GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal

Mais Lidas

GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal
GERAL
Bombeiros combatem incêndio em concessionária no Centro
POLICIAL
PM de Corumbá prende homem com mandado de prisão em aberto na área central
GERAL
Atenção ao prazo: licenciamento de veículos com placas 3 e 4 vence neste mês