Menu
domingo, 24 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Diretor da MSGÁS participa de reunião na ANP para tratar da Chamada Pública Coordenada

29 janeiro 2019 - 08h33Portal do MS

O diretor-presidente da Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), Rudel Trindade, participou na manhã desta (28.01), de uma reunião na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O encontro aconteceu na sede da Agência, no Rio de Janeiro, e contou com a participação dos representantes das distribuidoras de gás natural do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Alagoas.

O objetivo da reunião foi alinhar as expectativas das distribuidoras quanto à Chamada Pública Coordenada da região centro-sul e a agenda da ANP em relação a desverticalização da indústria de gás natural. De acordo com o Rudel Trindade, foi uma reunião proveitosa e que gerou expectativas. “Consideramos que vamos ter muitos interessados, o que é fundamental para o mercado do gás natural, marca o início de um novo momento em que o gás natural cresce a largos passos no Brasil. Estão todos empenhados para que essa chamada pública seja um grande sucesso”, pontuou.

Ainda segundo o diretor da MSGÁS, durante o encontro também foi discutida a questão da chamada pública de capacidade do Gasbol, que trata da concessão do transporte da molécula de gás natural. “Para a distribuição do gás natural é feito o pagamento pela molécula e pelo transporte da mesma. Atualmente a Petrobras detém as duas concessões, no entanto este ano também vence a concessão de parte da capacidade de transporte,  cerca de 18 milhões de m3/dia. Até março será realizada uma audiência pública do edital de Chamada Pública para a alocação da capacidade de transporte do Gasbol”, explicou.

A Chamada Pública

A fim de encontrar condições de mercado mais competitivas e diversificar as fontes supridoras, as concessionárias de distribuição de gás natural canalizado das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste promovem desde agosto de 2018 uma ação coordenada para o recebimentos de propostas para aquisição de gás natural.

Com um volume total de aquisição de cerca de 10 milhões de m3/dia, a iniciativa tem como objetivo encontrar novos agentes interessados na oferta do gás natural que atendam as expectativas do mercado.

O início do suprimento é previsto para o ano de 2020 e a iniciativa foi tomada após a elaboração de estudos específicos que indicaram a oportunidade de realizar uma formatação conjunta de um edital e termo de referência. Atualmente, juntas, as cinco distribuidoras participantes – Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), Companhia Paranaense de Gás (Compagás), a Gás Brasiliano Distribuidora, Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) e a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) – atendem mais de 134 mil consumidores e possuem mais de 4,4 mil quilômetros de rede, em 161 municípios do País.

 O recebimento de propostas para a Chamada Pública Coordenada segue até o dia 31 de janeiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
O que é preciso saber para o segundo dia do Enem
GERAL
Correios celebra Dia do Carteiro e 358 anos de serviço postal
COVID-19
Boletim Covid-19 deste sábado registra óbitos em 12 municípios
GERAL
Startup de design investe em site para vender produtos sul-mato-grossenses
GERAL
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 22 milhões
TEMPO
Sala de Situação do Imasul alerta para risco de transbordamento dos rios Miranda e Aquidauana
TEMPO
Meteorologia prevê sábado com pancadas de chuva e máxima de 33°C
GERAL
Chuva acima da média histórica desabriga famílias
SAÚDE
Em quatro dias, mais de 11 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul
COVID-19
Mais de 30 mortes por coronavírus são registradas em apenas um dia no Estado

Mais Lidas

Denúncia
Mato, esgoto estourado e lixo tomam conta de Ladário
ESQUEMA DE COMBUSTÍVEL
PRF flagra esquema de furto de combustíveis e condutor entregou óleo diesel em Corumbá
PRORROGADO TOQUE DE RECOLHER
Toque de recolher é prorrogado em Mato Grosso do Sul
POLICIAL
PM prende homem com mandado de prisão após ocorrência de furto de moto no Cristo Redentor