Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Diretor da MSGÁS participa de reunião na ANP para tratar da Chamada Pública Coordenada

29 janeiro 2019 - 08h33Portal do MS

O diretor-presidente da Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), Rudel Trindade, participou na manhã desta (28.01), de uma reunião na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O encontro aconteceu na sede da Agência, no Rio de Janeiro, e contou com a participação dos representantes das distribuidoras de gás natural do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Alagoas.

O objetivo da reunião foi alinhar as expectativas das distribuidoras quanto à Chamada Pública Coordenada da região centro-sul e a agenda da ANP em relação a desverticalização da indústria de gás natural. De acordo com o Rudel Trindade, foi uma reunião proveitosa e que gerou expectativas. “Consideramos que vamos ter muitos interessados, o que é fundamental para o mercado do gás natural, marca o início de um novo momento em que o gás natural cresce a largos passos no Brasil. Estão todos empenhados para que essa chamada pública seja um grande sucesso”, pontuou.

Ainda segundo o diretor da MSGÁS, durante o encontro também foi discutida a questão da chamada pública de capacidade do Gasbol, que trata da concessão do transporte da molécula de gás natural. “Para a distribuição do gás natural é feito o pagamento pela molécula e pelo transporte da mesma. Atualmente a Petrobras detém as duas concessões, no entanto este ano também vence a concessão de parte da capacidade de transporte,  cerca de 18 milhões de m3/dia. Até março será realizada uma audiência pública do edital de Chamada Pública para a alocação da capacidade de transporte do Gasbol”, explicou.

A Chamada Pública

A fim de encontrar condições de mercado mais competitivas e diversificar as fontes supridoras, as concessionárias de distribuição de gás natural canalizado das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste promovem desde agosto de 2018 uma ação coordenada para o recebimentos de propostas para aquisição de gás natural.

Com um volume total de aquisição de cerca de 10 milhões de m3/dia, a iniciativa tem como objetivo encontrar novos agentes interessados na oferta do gás natural que atendam as expectativas do mercado.

O início do suprimento é previsto para o ano de 2020 e a iniciativa foi tomada após a elaboração de estudos específicos que indicaram a oportunidade de realizar uma formatação conjunta de um edital e termo de referência. Atualmente, juntas, as cinco distribuidoras participantes – Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), Companhia Paranaense de Gás (Compagás), a Gás Brasiliano Distribuidora, Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) e a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) – atendem mais de 134 mil consumidores e possuem mais de 4,4 mil quilômetros de rede, em 161 municípios do País.

 O recebimento de propostas para a Chamada Pública Coordenada segue até o dia 31 de janeiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal