Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Diretor da Fiems trás alunos do Lapidando Talentos para visitar casa de acolhimento em Corumbá

27 março 2017 - 09h34Daniel Pedra/Fiems

O 3º vice-presidente regional da Fiems e presidente do Simec (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Corumbá), Lourival Vieira Costa, trouxe os alunos do projeto Lapidando Talentos para visitar, na manhã de sábado (25/03), a Casa de Acolhimento Adiles de Figueiredo, localizada na cidade de Corumbá (MS), que abriga crianças privadas do convívio familiar.

Segundo Lourival Vieira Costa, idealizador do Lapidando Talentos, a ação foi promovida com o objetivo de apresentar aos jovens uma realidade diferente daquela que eles vivem. “Ao meu ver, essa visita foi uma oportunidade para que esses adolescentes ‘devolvam’ parte do que recebem como bolsistas do Lapidando Talentos. Trouxeram abraços e carinho a crianças extremamente carentes de atenção. Foi uma experiência única, emocionante e inspiradora, que com certeza será replicada outras vezes”, relatou.

Segundo a coordenadora da casa de acolhimento, Marileia Duarte, a visita veio na hora certa. “As crianças da casa e os adolescentes do projeto estão com alegria nos olhos. É lindo de se ver. Não existem palavras capazes de expressar a importância dessa visita, o que isso vai representar na vida dessas crianças. O projeto Lapidando Talentos é nota mil”, elogiou.

Com uma das crianças no colo, a aluna Yasmin Assad diz que se considera privilegiada por receber amor, carinho e atenção em casa. Para ela, a visita foi uma maneira de devolver um pouco desses sentimentos a quem necessita. “Precisamos prestar atenção nos projetos sociais e ver o quanto as pessoas são carentes e ver o quanto as crianças precisam de amor e de cuidados. Não só de alimento e doação que a comunidade faz, e sim de amor, de presença”, pontuou.

Visivelmente emocionada, a aluna Milena Ferreira Martinez teve dificuldade para expressar o que estava sentindo. “Essas crianças foram rejeitadas pelos pais e aqui vivem com conforto, com dignidade. Eu pensei que fosse um lugar triste, mas é um lugar animado, as crianças são felizes. Os quartos têm ar condicionado, as refeições são boas. Elas só precisam de mais carinho e foi o que viemos fazer”, afirmou.

O projeto

O Lapidando Talentos tem o intuito de ampliar a oferta de trabalhadores para o mercado de trabalho no setor industrial em Corumbá e Ladário ao mesmo tempo em que propicia oportunidades dignas de trabalho aos jovens. Podem participar do processo seletivo do Projeto estudantes das redes públicas estadual e municipal que estão prestes a concluir o Ensino Fundamental. Por ano, cerca de 200 alunos fazem uma prova e os 30 que obtêm melhor desempenho tornam-se bolsistas do Lapidando Talentos.

Os estudantes passam, então, a cursar gratuitamente o Ensino Médio na Escola do Sesi de Corumbá aliado ao curso técnico no Senai do município, sendo que todo material didático e até os uniformes são doados aos alunos. A segunda turma concluirá o Ensino Médio e o curso técnico em eletrotécnica em 2017, enquanto a terceira turma iniciou os estudos em 2016 e concluirá em 2018, com diploma de nível técnico em edificações. E a quarta turma, que terá início em 2017, concluirá o curso técnico em química em 2019.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Futebol
Rodada do Brasileirão tem Fluminense x Vasco e mais três partidas neste sábado
Meio Ambiente
Início do inverno deve ser mais quente e seco em MS
Crime Ambiental
Ong de Campo Grande é multada em R$ 175 mil por maus-tratos a animais
Saúde
Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue
Aposta
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões
Cidadania
Primeiro Empretec Indígena do País floresce em solo Ofayé entre pinturas e bordados
Oportunidade
Imasul publica edital de concurso público para contratar 99 servidores
Aeronave
Idoso com hérnia umbilical inflamada é resgatado em fazenda no Paiaguás
Trânsito
Homem fica ferido em acidente com bicicleta elétrica na Avenida Gaturama
Tempo
Com tempo seco, sol e pouca nebulosidade são destaques na previsão deste sábado em MS
Corumbá tem mínima de 24°C e máxima de 33°C

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde