Menu
terça, 05 de dezembro de 2023
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Difícil acesso dificulta combate à focos em morraria próxima a APA Baía Negra

16 setembro 2020 - 09h06Gesiane Sousa

Esta terça-feira (15) foi de trabalho intenso para o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros e Brigadistas que atuam contra incêndios de Corumbá e Ladário. O grupo que trabalha em conjunto atuou em pelo menos três pontos da região durante o dia de ontem, em alguns deles, como a morraria próxima a Área de Preservação Ambiental (APA) Baía Negra, o difícil acesso impediu que a missão fosse totalmente realizada.

Focos de incêndio foram detectados na mata que cobre a morraria próxima a APA, porém a dificuldade de acesso imposta pelos próprios paredões e pela topografia do local, impediram que todos os pontos de calor fossem exterminados. Bombeiros e Brigadistas se limitarem aos que eram possíveis alcançar com os recursos disponíveis no momento.

Após combater o incêndio é necessário revirar as cinzas para verificar se ainda há possibilidade do fogo ressurgir. Foto: Divulgação/Bombeiros

Na região do Porto da Manga, o fogo invadiu a Fazenda Saran e destruiu pelo menos 200 hectares da propriedade, calculo estimado pelo próprio fazendeiro. Bombeiros realizaram reconhecimento da área, fizeram combate direto e rescaldo de toda a extensão atingida. A guarnição conseguiu exterminar a frente do foco, impedindo que o fogo se alastrasse para outras partes da fazenda.

Incêndios na região da Codrasa, em Ladário, estão recorrentes nos últimos dias. Foto: Divulgação/Bombeiros

Já era noite quando a equipe conseguiu retornar para base e um novo chamado foi recebido. Desta vez, o fogo estava na região da Codrasa, em Ladário. Os carros foram novamente guarnecidos para combate direto e rescaldo da vegetação atingida.

Novo relatório do Ibama, divulgado nesta terça-feira (15), apontou que quase 3 milhões de hectares do Pantanal de MS já foram destruídos pelas queimadas. Segundo dados, são 1.165.000 hectares devastados somente em Mato Grosso do Sul, no estado vizinho, Mato Grosso, a situação é aind apior, 1.742.000 hectares foram atingidos. Somados os números da destruíção, a maior planície alagada do planeta já teve 2.916.000 hecatares destruídos pelo fogo. 

Com a situação de emergência decretada pelo Estado e reconhecida polo Governo Federal, recuso de R$ 3,8 milhões foram liberados para ampliar o combate as queimadas. Com o apoio financeiro, o trabalho que já vinha sendo realizado há mais de 90 dias no Pantanal será estendido para os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, em especial no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, no município de Alcinópolis, que enfrenta situação crítica e já teve 50% de sua área consumida pelo fogo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Área Urbana
Bombeiros capturam duas serpentes em menos de uma hora em Corumbá
Investigação
Deputado Neno Razuk é alvo de operação contra jogo do bicho
Em Aquidauana
TRT 24 mantém condenação de pecuarista que mentiu sobre roubo de gado para dispensa de trabalhador
Surpresa
Morador do Guaicurus encontra arma de fogo no telhado de casa
Variedades
Cuidados essenciais para o seu veículo no verão
Mantenha seu carro em ótimo estado
Economia
Fiems comemora decisão do governo de MS em manter alíquota de 17% de ICMS para 2024
Operação Piracema
Peixaria fiscalizada pela PMA tinha mais de 70 kg de peixes não declarados em estoque
Problema corriqueiro
Vereador cobra explicações da Energisa sobre quedas constantes de energia na cidade
Carnaval 2024
Bloco Sem Limite na Folia completa 14 anos e trás Max Freitas como homenageado
Aedes Aegypti
Imóvel desabitado no centro é ameaça de criadouro do mosquito da dengue

Mais Lidas

Água Clara
Carro atinge caminhonete de frente e motorista morre na BR-262
Ixone6
Morre em Campo Grande, Fuzileiro Naval que foi maestro em Corumbá
Dia 7
Advogados de Corumbá serão homenageados pelo Tribunal Regional do Trabalho
Fiscalização
Casal que saiu de Corumbá é preso com 11,4 kg de cocaína na BR 262