Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Dia Mundial da Água: Pequenas mudanças de hábitos contribuem com a preservação do recurso natural

22 março 2021 - 08h43ASCOM Unimed

Considerada patrimônio natural do planeta, a água é um bem essencial para a sobrevivência de seres humanos, plantas e animais, além de ser indispensável para a realização de tarefas diárias. Apesar de sua importância indiscutível, o recurso é muitas vezes utilizado de maneira indiscriminada, causando poluição, escassez, desperdício e até mesmo a contaminação.  

Para chamar a sociedade a refletir sobre a importância não só do uso consciente, mas para encontrar maneiras de preservar e proteger essa riqueza até então abundante em nosso planeta, hoje, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada há quase três décadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).  

De acordo com dados divulgados por uma empresa de abastecimento de água do Estado de São Paulo, o brasileiro consome, em média, 200 litros de água por dia.   

Boa parte desse gasto pode ser evitado e, para contribuir com atitudes conscientes, ajudar a preservar esse bem precioso e ainda incentivar a mudança de hábito na rotina das pessoas, a Unimed Campo Grande preparou três dicas. Confira!  

- Escovar os dentes: reduza o consumo de 48 para 2 copos de água abrindo a torneira apenas para molhar a escova e para enxaguar a boca. A economia pode ser ainda maior se o enxágue for feito com apenas um copo de água.   

Lavar louça – deixar a torneira aberta por 15 minutos para lavar louças pode gerar um gasto de 468 copos de água, mas se deixá-la fechada enquanto ensaboa os pratos, o consumo pode ser reduzido para 80 copos.  

-Tomar banho – o banho deve ser rápido e, se possível, de até cinco minutos, tempo suficiente para fazer a higienização do corpo.   

Quando o banho é mais demorado, de 15 minutos, por exemplo, e com o registro aberto, o consumo de água equivale a 540 copos, mas é possível reduzir o consumo para apenas 180 copos fechando o registro ao se ensaboar e ligando apenas para enxaguar o corpo.  

Ainda é possível economizar água, fechando a torneira ao lavar o rosto, fazer a barba, reutilizando água da máquina de lavar roupas para limpar o quintal e molhar as plantas, evitando lavar calçadas e varandas com a mangueira ligada, por exemplo. Assim, além de contribuir com a preservação do planeta, a economia é sentida também no bolso. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo
Empreendedorismo
Cinco erros que o empresário deve evitar no Marketing e Vendas
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Investigaçã
Famosos em MS, grupos de venda estão 'recheados' de produtos roubados
Saúde
Anvisa suspende estudos clínicos da Covaxin no Brasil
Sorte
Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões no sorteio deste sábado
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Tempo
Ar seco e quente pode marcar o sábado em Mato Grosso do Sul
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo