Menu
domingo, 24 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Dia Mundial da Água: Pequenas mudanças de hábitos contribuem com a preservação do recurso natural

22 março 2021 - 08h43ASCOM Unimed

Considerada patrimônio natural do planeta, a água é um bem essencial para a sobrevivência de seres humanos, plantas e animais, além de ser indispensável para a realização de tarefas diárias. Apesar de sua importância indiscutível, o recurso é muitas vezes utilizado de maneira indiscriminada, causando poluição, escassez, desperdício e até mesmo a contaminação.  

Para chamar a sociedade a refletir sobre a importância não só do uso consciente, mas para encontrar maneiras de preservar e proteger essa riqueza até então abundante em nosso planeta, hoje, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada há quase três décadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).  

De acordo com dados divulgados por uma empresa de abastecimento de água do Estado de São Paulo, o brasileiro consome, em média, 200 litros de água por dia.   

Boa parte desse gasto pode ser evitado e, para contribuir com atitudes conscientes, ajudar a preservar esse bem precioso e ainda incentivar a mudança de hábito na rotina das pessoas, a Unimed Campo Grande preparou três dicas. Confira!  

- Escovar os dentes: reduza o consumo de 48 para 2 copos de água abrindo a torneira apenas para molhar a escova e para enxaguar a boca. A economia pode ser ainda maior se o enxágue for feito com apenas um copo de água.   

Lavar louça – deixar a torneira aberta por 15 minutos para lavar louças pode gerar um gasto de 468 copos de água, mas se deixá-la fechada enquanto ensaboa os pratos, o consumo pode ser reduzido para 80 copos.  

-Tomar banho – o banho deve ser rápido e, se possível, de até cinco minutos, tempo suficiente para fazer a higienização do corpo.   

Quando o banho é mais demorado, de 15 minutos, por exemplo, e com o registro aberto, o consumo de água equivale a 540 copos, mas é possível reduzir o consumo para apenas 180 copos fechando o registro ao se ensaboar e ligando apenas para enxaguar o corpo.  

Ainda é possível economizar água, fechando a torneira ao lavar o rosto, fazer a barba, reutilizando água da máquina de lavar roupas para limpar o quintal e molhar as plantas, evitando lavar calçadas e varandas com a mangueira ligada, por exemplo. Assim, além de contribuir com a preservação do planeta, a economia é sentida também no bolso. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flagrante
Dois turistas são multados em R$ 1,8 mil por pesca predatória no rio Miranda
Alerta
Últimos dias para inscrições em editais da Funarte
Imunização
Quem pode se vacinar contra Covid neste fim de semana
1 hora a menos
Agepan defende o retorno do horário de verão para economia de energia em MS
74 vagas
Concurso público da Sanesul recebe inscrições até 11 de novembro
Boletim Epidemiológico
MS volta a registrar mortes por Covid-19
Orientação
O que fazer para prevenir problemas durante e após temporais
CNH MS Social
Programa de habilitação gratuita já tramita na Assembleia Legislativa
Tempo
Chuva ganha força a partir deste sábado e pode trazer nova tempestade para MS
Precaução
Tradicional Procissão Fluvial é cancelada devido previsão de mal tempo

Mais Lidas

Causa não definida
Motorista de ônibus fretado com 42 passageiros perde o controle e colide na mureta da ponte
Dom Bosco
Homem baleado pede socorro em escola, mas não resiste e morre
Desdobramento
Embarcação que naufragou e fez sete vítimas no rio Paraguai não era de transporte turístico
Boletim Epidemiológico
MS volta a registrar mortes por Covid-19