Menu
sexta, 16 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

Dia do Patrimônio Histórico marca início das celebrações do centenário do Jardim

20 agosto 2018 - 10h08Prefeitura de Corumbá

A celebração do centenário do Jardim da Independência começou nessa sexta-feira, 17 de outubro, Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Até o mês de dezembro, quando a mais famosa praça da cidade comemora 100 anos de inauguração, várias atividades serão realizadas no local pela Prefeitura e parceiros.

No primeiro evento desse calendário festivo, as atrações foram a Banda Municipal Manoel Florêncio e uma exposição de fotografias antigas mostrando desde o projeto de implantação da cidade, onde já estava prevista a construção da praça, até imagens atuais. As imagens agora estão dispostas no Sesc.

Também foram expostos cartazes produzidos por alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) com a temática de patrimônio histórico e que participaram da etapa final do concurso. A vencedora foi Fabiana Cristina da Cruz Ruiz, aluna da Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira. Marcos Santos, do CAIC, ficou em segundo e Paulo Vitor Ribeiro, do Paiolzinho, ficou em terceiro.

A solenidade ainda contou com uma intervenção teatral preparada pelo Grupo de Experimentos e Truques Teatrais (GETT) com o título “Eu pertenço a Corumbá – Corumbá me pertence”, que mostrou uma linha do tempo da cidade, marcando alguns fatos importantes desde a pré-história, as influências culturais e o próprio Jardim da Independência. A festa foi encerrada com uma apresentação de siriri e cururu feita pelos mestres da região.  

“Isso aqui é uma celebração da nossa história. O Jardim da Independência comemorando seu centenário só nos enriquece. Olhando essa exposição aqui vemos quanto nossa história é bonita. A história de Corumbá nos orgulha. Estamos aqui hoje comemorando a Semana do Patrimônio Histórico e celebrando o centenário do Jardim”, comentou o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz.

“Temos muitos outros motivos para justificar esse tipo de ação. As pessoas que já habitavam esse espaço deixaram suas marcas, assim como todos os imigrantes que vieram para cá. Essa terra recebeu e ainda recebe pessoas que contribuem com sua formação. Por isso é importante falar de patrimônio cultural porque isso abrange nossa história e o respeito aos nossos antepassados”, continuou.

“As marcas ficaram na arquitetura, na culinária, na linguagem do nosso povo corumbaense, nos trajes dos pantaneiros e todos os grupos foram deixando seu legado”, finalizou Joilson. Representando a Câmara de Vereadores, Manoel Rodrigues destacou a participação dos jovens no evento.

“Vale a pena celebrar junto com nossas crianças porque vamos reviver uma memória de nossos antepassados, algo que gera identidade e história. Relembrar a história de nossos antepassados que viveram aqui para que essas crianças tenham a oportunidade de viver tudo isso aqui”, afirmou.

Responsável pela Semana do Patrimônio Histórico, que contou com diversas atrações, a gerente da unidade do Sesc em Corumbá, Tainá Cambará, também destacou a importância da iniciativa. “O patrimônio não é só esse conjunto arquitetônico que nós vivenciamos. Eles são nossos hábitos, nossos costumes e precisamos de fato entender que somos agentes principais desse dia a dia”, disse. 

“É a uma alegria poder estar junto com a Fundação de Cultura, com a Fundação de Turismo, com a Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável articulando toda a população e também o trade para entender que existe todo um turismo cultural, que existe um turismo de experiência em nosso município e nos, se somarmos esforços como estamos fazendo, vamos dar os primeiros passos e colocando Corumbá novamente no lugar de destaque e merecimento que é essa valorização e expoência cultural”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
SES lança serviço de consulta a resultados de exames da Covid-19 no próprio site
GERAL
Deputada visita Hemonúcleo de Corumbá e constata caos
GERAL
Salão de Beleza em Ladário pega fogo
COVID-19
Corumbá destaca-se em número de altas a pacientes com Covid
GERAL
Cassems realiza Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas no dia 22
GERAL
UFGD e Prefeitura de Ladário querem ampliar projetos na Base Baía Nega
ACESSIBILIDADE
Projeto de Lei obriga símbolo do TEA em placas de atendimento prioritário
GERAL
Prazo para preenchimento do PGDI começa nesta quinta-feira
DIREITOS HUMANOS
Agressões contra crianças aumentaram na pandemia, diz especialista
GERAL
Projeto de Lei prevê publicação de lista de espera de procedimentos médicos na internet

Mais Lidas

ATROPELAMENTO
Idoso é atropelado na Porto Carreiro e fica ferido
GERAL
Garagem Lanchonete inaugura filial em Ladário e traz variedades no cardápio
GERAL
Mulher fica ferida após cair da moto no Maria Leite
CRIME AMBIENTAL
Homem que transportaria plantas em extinção para a Bolívia é preso