Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Dia do Patrimônio Histórico marca início das celebrações do centenário do Jardim

20 agosto 2018 - 10h08Prefeitura de Corumbá

A celebração do centenário do Jardim da Independência começou nessa sexta-feira, 17 de outubro, Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Até o mês de dezembro, quando a mais famosa praça da cidade comemora 100 anos de inauguração, várias atividades serão realizadas no local pela Prefeitura e parceiros.

No primeiro evento desse calendário festivo, as atrações foram a Banda Municipal Manoel Florêncio e uma exposição de fotografias antigas mostrando desde o projeto de implantação da cidade, onde já estava prevista a construção da praça, até imagens atuais. As imagens agora estão dispostas no Sesc.

Também foram expostos cartazes produzidos por alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) com a temática de patrimônio histórico e que participaram da etapa final do concurso. A vencedora foi Fabiana Cristina da Cruz Ruiz, aluna da Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira. Marcos Santos, do CAIC, ficou em segundo e Paulo Vitor Ribeiro, do Paiolzinho, ficou em terceiro.

A solenidade ainda contou com uma intervenção teatral preparada pelo Grupo de Experimentos e Truques Teatrais (GETT) com o título “Eu pertenço a Corumbá – Corumbá me pertence”, que mostrou uma linha do tempo da cidade, marcando alguns fatos importantes desde a pré-história, as influências culturais e o próprio Jardim da Independência. A festa foi encerrada com uma apresentação de siriri e cururu feita pelos mestres da região.  

“Isso aqui é uma celebração da nossa história. O Jardim da Independência comemorando seu centenário só nos enriquece. Olhando essa exposição aqui vemos quanto nossa história é bonita. A história de Corumbá nos orgulha. Estamos aqui hoje comemorando a Semana do Patrimônio Histórico e celebrando o centenário do Jardim”, comentou o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz.

“Temos muitos outros motivos para justificar esse tipo de ação. As pessoas que já habitavam esse espaço deixaram suas marcas, assim como todos os imigrantes que vieram para cá. Essa terra recebeu e ainda recebe pessoas que contribuem com sua formação. Por isso é importante falar de patrimônio cultural porque isso abrange nossa história e o respeito aos nossos antepassados”, continuou.

“As marcas ficaram na arquitetura, na culinária, na linguagem do nosso povo corumbaense, nos trajes dos pantaneiros e todos os grupos foram deixando seu legado”, finalizou Joilson. Representando a Câmara de Vereadores, Manoel Rodrigues destacou a participação dos jovens no evento.

“Vale a pena celebrar junto com nossas crianças porque vamos reviver uma memória de nossos antepassados, algo que gera identidade e história. Relembrar a história de nossos antepassados que viveram aqui para que essas crianças tenham a oportunidade de viver tudo isso aqui”, afirmou.

Responsável pela Semana do Patrimônio Histórico, que contou com diversas atrações, a gerente da unidade do Sesc em Corumbá, Tainá Cambará, também destacou a importância da iniciativa. “O patrimônio não é só esse conjunto arquitetônico que nós vivenciamos. Eles são nossos hábitos, nossos costumes e precisamos de fato entender que somos agentes principais desse dia a dia”, disse. 

“É a uma alegria poder estar junto com a Fundação de Cultura, com a Fundação de Turismo, com a Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável articulando toda a população e também o trade para entender que existe todo um turismo cultural, que existe um turismo de experiência em nosso município e nos, se somarmos esforços como estamos fazendo, vamos dar os primeiros passos e colocando Corumbá novamente no lugar de destaque e merecimento que é essa valorização e expoência cultural”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril