Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Dia do Pantanal: Assoreamento e lixo apontam desastre ambiental no rio Paraguai

12 novembro 2018 - 10h19Sylma Lima
Quando o jornal fez a denúncia ainda havia água e erva de bicho, mas agora, so resta terra e lixo. Sintoma do assoreamento que levou ao desastre. Fotos: Sylma Lima

No dia 25 de Abril de 2017 o Capital do Pantanal foi acionado por pescadores e empresários de turismo a fim de apontar poluição no rio Paraguai causado pelo despejo de dois esgotos: Um das galerias aguas pluviais da cidade e outro proveniente do despejo de resíduos das estações de tratamento de esgoto (ETE) da Sanesul. O processo de eutrofização já estava avançado, inclusive a agua foi colhida e o resultado da poluição (DBO) foi muito acima da media, causando falta de oxigenação e mortandade de peixes. Ocorre, que apear da denuncia ter sido protocolada até na procuradoria do meio ambiente a problemática persiste e ganhou proporções mais drásticas, uma vez que o assoreamento já e visível. Barcos atracam após o monte de terra que se formou no lugar, onde antes , atracavam as grandes e medias embarcações para abastecimento de energia, cujas caixas hoje se tornaram inúteis.

Segundo empresários a situação é grave e parece um quebra cabeças interminável porque ninguém quer assumir a responsabilidade, “ nem o Ibama, nem o Imasul, órgãos que já foram procurados pelos pescadores” , disse  Paulo da Conceição Vasconcelos, o Paulo ‘ jatobá’, presidente da Associação de Pescadores Profissionais, na ocasião que a reportagem do Capital do Pantanal passou a apurar a situação do rio.

Na área de entorno da orla portuária, quem desce pela rua Domingos Sahib, vindo pela ladeira José Bonifácio,  percebe, imediatamente, a mudança na vegetação do Rio, hoje visivelmente assoreado e tomado por erva de bicho. Não precisa ser especialista para perceber que tem algo errado no local. Trata-se do primeiro sintoma da poluição que vai transformar o local no segundo maior desastre ambiental do Pantanal, depois do assoreamento do Rio Taquari. O processo de eutrofização já tomou conta, cujas consequências são a mortalidade de peixes, assoreamento pelo acúmulo de resíduos, modificações na vegetação aquática, escassez de vegetação típica (camalote), provocados pelo descarte irregular de resíduos sólidos, uma vez que é possível identificar a quantidade de carga química no resíduo liberado pelas galerias, no Rio Paraguai. Apesar da reportagem cobrar posicionamento dos órgãos fiscalizadores, e até da corregedoria do meio ambiente, ate agora nada  foi feito e a situação, tristemente, piora a olho nu. Pelo jeito , neste dia do Pantanal, um ano e meio após a denuncia de poluição, a cidade não tem o que comemorar. Mas, lamentar.

Barcos que atracavam no porto são deixados nos montes de terra entre os esgotos. Fotos: Sylma Lima

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas