Neste sábado (19), dia Nacional de Combate Aedes aegypti, Corumbá promove o Dia D de Combate a Dengue com ações diversas no bairro Cervejaria até às 12h. O evento promovido pela Prefeitura de Corumbá acontece na EMEI Tilma Fernandes, na rua Brandão Junior, 280.
A ação chama a atenção da população para combater o mosquito transmissor da Dengue, que todos os anos preocupa a saúde pública, com aumento de casos nos hospitais e unidades de saúde básicas da cidade, principalmente no final do ano.
Entre as ações: canto da beleza, aferimento de pressão arterial, testagem de glicemia, oficina de citronela, identificação do Aedes Aegypti, exame de doenças sexualmente transmissíveis, higiene bucal, orientação dobre animais peçonhentos, palestra sobre dengue e leishimaniose, sala de multivacinação e recreação com cinaminha infantil, pipoca, algodão doce, pula-pula e concurso de dança TikTok.
No país
Cidades do país inteiro se mobilizam neste sábado em torno do tema. A data celebrada hoje (19), não foi escolhida à toa. O período em que o mosquito mais se propaga é o verão, estação em que, no Brasil, vem acompanhada de chuvas, tornando o cenário favorável ao Aedes e perigoso para as vítimas dessas doenças que costumam assolar o país.
A fim de lembrar alguns cuidados reiteradamente divulgados por autoridades sanitárias, o Ministério da Saúde lançou, no fim de outubro, a Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, que prevê a veiculação de peças publicitárias em rádio, TV e internet com informações sobre os principais focos de proliferação do mosquito, bem como sobre medidas preventivas.
Durante o lançamento, o ministro Marcelo Queiroga disse que o sucesso da campanha depende diretamente da colaboração da sociedade. “Não temos como fazer isso sozinhos”, afirmou.
Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito, principalmente, no quintal de casa. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; e descartar o lixo de forma adequada.
* Com informações da Agência Brasil
Deixe seu Comentário
Leia Também

MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário

Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista

Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados

Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá

Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá

Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro

Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã



Ações simples ajudam a exterminar o mosquito. (Assessoria PMC)

