Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Dezembro Laranja: Dermatologista reforça cuidados para evitar o câncer de pele

Os tumores na pele podem ser divididos em dois grupos: melanomas e não melanomas

16 dezembro 2020 - 09h44Mariana Conte

O mês de dezembro, além de marcar o início da estação mais quente do ano, o verão, também alerta para a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, conhecida como Dezembro Laranja. A data foi definida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que desde 2014, promove ações para informar a população sobre as principais formas de prevenção, pois nessa época para amenizar o calor as pessoas aproveitam para ir às praias, clubes e até mesmo aproveitar uma piscina em casa.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano, ou seja, 1 em cada 4 casos novos de câncer no país é de pele.

A médica dermatologista Flávia Addor de Barros Marinho, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, disse ao site Capital do Pantanal que o câncer de pele depende de fatores hereditários e ambientais. “E é sobre esse último que conseguimos atuar. O principal fator ambiental relacionado ao câncer de pele é a exposição solar inadequada”, frisou.

A dermatologista que também é proprietária da Clínica Flávia Marinho em Corumbá disse que métodos como evitar exposição solar prolongada por mais de duas horas, não se expor muito ao sol entre 10h e 16h e ingerir bastante água, também reforça a importância do uso do filtro solar.

“Usar filtro solar diariamente pela manhã e após o almoço, e quando houver exposição solar direta, como em praias, rios, piscinas e atividades ao ar livre aplicar filtro solar 20 minutos antes da exposição e reaplicar de 2 em 2 horas. Optamos por filtros solares mais resistentes que a água e a dupla cobertura tem sido bastante utilizada. Ela consiste em uma camada de filtro resistente a água e a outra camada de filtro com pigmento (para a proteção a luz visível), explicou.

Ela lembrou que além disso métodos de barreira são fundamentais como chapéus, bonés, barracas e roupas com tecido próprio que garantem a proteção solar. E que é importante observar a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas e consultar anualmente seu dermatologista.

Flávia ainda complementa que os tumores na pele podem ser divididos em dois grupos: melanomas e não melanomas e explica a diferença entre eles e quais os sinais e sintomas que indicam atenção.

Câncer de pele tipo melanoma 

Os tumores de pele do tipo melanoma têm sua origem nos melanócitos, que são as células produtoras de melanina - pigmento marrom que dá cor à pele para proteger suas camadas mais profundas contra os efeitos nocivos da radiação do sol. “Nos estágios iniciais, normalmente o melanoma se manifesta em forma de pinta, que se diferencia das demais por algumas características que podem ser agrupadas em uma regra chamada “ABCDE”: Assimetria, Borda (bordas irregulares), cor (tons de preto escuro, várias colorações), diâmetro (maior que 6 mm), e evolução (mudança de tamanho, forma e cor).

Câncer de pele tipo não melanoma

Os tumores não melanoma representam cerca de 95% do total dos casos de câncer de pele e são os mais frequentes no Brasil. Originam da camada superficial da pele e apresentam menor mortalidade quando comparados ao melanoma. Este tipo de câncer é mais comum em pessoas acima de 40 anos.

Segundo a dermatologista os sinais e sintomas variam de pessoa para pessoa, mas é preciso ficar atento às seguintes mudanças:

  • Pinta ou sinal que apresente crescimento, coceira, sangramento frequente ou mude de cor, tamanho, consistência ou espessura.
  • Lesão rosada ou avermelhada de crescimento lento, mas constante.
  • Qualquer ferida que não cicatrize em quatro semanas.
  • Qualquer mancha de nascença que mude de cor, espessura ou tamanho.

Procure um dermatologista

Caso tenha algum dos sinais e sintomas listados acima para melanoma e não melanoma, procure um dermatologista. O médico poderá avaliar melhor se será necessário fazer biópsia ou exames complementares ou se não há necessidade de preocupação. De acordo com a especialista a consulta com um dermatologista deve ser feita uma vez ao ano, no mínimo, quando descoberto logo no início, o câncer de pele tem mais de 90% de chances de cura. “Vale ressaltar que essas medidas devem ser adotadas durante todo e não somente nesse período de verão”, salientou.


 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril