O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) começou, nesta segunda-feira (1º), vistoria do transporte escolar nos municípios do interior. A primeira cidade a receber o serviço foi Paranhos, distante 456 quilômetros da capital sul-mato-grossense.
Nesta terça-feira (2), a inspeção será feita em outras duas cidades: Aral Moreira e Antônio João. O serviço termina em Naviraí, no dia 21 de outubro. No site do Detran, é possível ver o cronograma completo. Acesse aqui.
A inspeção segue para o interior do estado depois de ter sido feita em Campo Grande durante o mês de julho. A vistoria, válida por seis meses, garante a autorização para que o veículo circule sem enfrentar problemas com a fiscalização.
Vistoria
Para garantir a autorização, é preciso que o proprietário apresente o veículo com equipamentos obrigatórios e de segurança, como sistema de iluminação, de freios, dispositivos de alerta e documentos obrigatórios em pleno funcionamento.
Além disso, o condutor precisa atender alguns requisitos determinados no artigo 138 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como ter mais de 21 anos, possuir CNH categoria “D” e o curso de Transporte Escolar.
O condutor também não pode ter cometido infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infração média e deve possuir as negativas criminais de estupro, corrupção de menores, tráfico de drogas, entre outros.