Há pouco menos de três meses para a eleição municipal, prevista para 6 de outubro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Paschoal Carmelo Leandro, se aposentou nesta segunda-feira (15), conforme publicação do Diário Oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Com 42 anos de magistratura, o desembargador Paschoal completa 75 anos na próxima quarta-feira (17) e por isso é obrigado a deixar o cargo.
Por conta da aposentadoria, o vice-presidente do TRE, o desembargador Carlos Eduardo Contar, assume a presidência do Tribunal Eleitoral em sessão agendada para hoje.
Carlos Eduardo Contar, que começou a carreira jurídica no Ministério Público Estadual, assumiu a vaga de desembargador em 2007. Em setembro de 2021 assumiu a presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e ficou marcado pelo fato ter mandado hastear uma bandeira do período monarquista em frente ao TJ, na mesma semana em que começavam as comemorações dos 200 anos da independência brasileira do império português.
O Conselho Nacional de Justiça determinou a retirara da bandeira e abriu os debates sobre uma possível punição ao magistrado, mas o caso foi arquivado no ano passado. Quase três anos depois do caso polêmico, Contar passa a assumir o comando das eleições no regime presidencialista e republicano para a escolha dos 79 prefeitos e dos vereadores em Mato Grosso do Sul.
A aposentadoria de Paschoal Carmelo acontece menos de dois meses depois da aposentadoria de Júlio Siqueira, que também completou 75 anos. Para o lugar deste está prevista para o próximo dia 24 a escolha de uma substituta, em lista formada somente por mulheres.
Para a vaga de Carmelo, que será preenchida pelo critério de antiguidade, podendo ser homem ou mulher, ainda não existe data para que isso ocorra, segundo a assessoria do TJ. Informações do Correio do Estado.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário

Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista

Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados

Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá

Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá

Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro

Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã



Carlos Eduardo Contar, que chegou a ser alvo do CNJ por hastear bandeira do império, assume a presidência do TRE nesta segunda-feira (15). (Foto: Divulgação/TJMS)


