A sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira, 24 de julho, com quase a totalidade dos desembargadores, incluindo os recém-empossados, reservou uma cadeira especial na mesa diretora para o desembargador aposentado Paschoal Carmello Leandro, que completou 75 anos no último 17 de julho e dedicou mais da metade da sua vida à magistratura sul-mato-grossense. Foi, por duas vezes, vice-presidente e presidente do TJMS e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).
Por tudo isso, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Fernandes Martins, e o presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, entregaram a placa de homenagem ao desembargador Paschoal Carmello Leandro. Na sequência, a esposa Célia Márcia de Arruda Leandro e os filhos Leandro José de Arruda, Fábio Leandro e Paschoal Júnior entregaram a toga que o magistrado usou no exercício da função.
O homenageado, que é natural de Corumbá, ingressou na magistratura do Estado em 1983, tendo iniciado a judicatura na circunscrição de Aquidauana. Foi promovido por antiguidade para o cargo de juiz de Direito, em 1984, para Rio Brilhante. Promovido, por merecimento, em 1986, para Jardim e, em 1990, também por merecimento, para a comarca de Campo Grande.
Em 2005, foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Assumiu a vice-presidência do Tribunal em 2014 e exerceu o cargo de presidente do Tribunal de Justiça de outubro de 2014 a janeiro de 2015. Foi novamente vice-presidente do Tribunal no biênio 2015/2016 e presidente pela segunda vez no biênio 2019/2020. Paschoal também foi Governador do Estado em 2019 por três dias, na ausência do então chefe do Executivo Reinaldo Azambuja.
Depois da exibição de um vídeo que apresentou essa jornada e trouxe depoimentos dos seus pares e familiares, o desembargador aposentado fez o uso da palavra. Disse, emocionado, que “essa solenidade vem amenizar aquela dor sentida da aposentadoria. Eu não gostaria de ter aposentado, mas faz parte da vida. É a nossa caminhada. Levo no coração o carinho e a amizade que eu consegui nesses 42 anos, especialmente com meus colegas magistrados. Vou levar isso comigo. De vez em quando, se me permitirem, virei aqui para abraçá-los porque esse relacionamento é importante na minha vida”, deixou assim o seu até logo.
“Esse homem combativo, culto, respeitável administrou com grande sabedoria o patrimônio de credibilidade que angariou em fértil existência de dedicação ao bem público e à defesa corajosa da verdade. Foi sempre prudente e criterioso em julgar. O desembargador Paschoal Carmello Leandro será eternamente lembrado como um magistrado firme, discreto e humanista, que manteve uma postura ponderada e coerente ao longo de toda a sua trajetória no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul”, discursou o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins.
O desembargador Paschoal Carmello Leandro também havia sido homenageado pelo Tribunal na sua última sessão de julgamento na 1ª Câmara Criminal, realizada no dia 4 de julho. *Informações do TJMS.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Energisa participa do Banho de São João com atendimento e sorteio de prêmios
Com unidade móvel, Energisa oferece palestras, troca de lâmpadas e sorteio de eletrodomésticos

Banho de São João terá ônibus gratuito e provocará interdições no trânsito de Corumbá

Prefeitura entrega na segunda, dia 23, carteiras de Identidade emitidas em mutirão

Judiciário de Corumbá participa de capacitação sobre violência doméstica

Comitiva de MS que estava em Israel desembarca no Brasil
Chegada do inverno causa queda na temperatura desta sexta-feira
A máxima está prevista em 23°C para a região de Corumbá e Ladário

Débitos da dívida ativa poderão ser renegociados com descontos de até 70%

Apostas exclusivas para a Quina de São João começam nesta quinta-feira

Idoso com dificuldade para respirar é resgatado de aldeia em Corumbá
