Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Deputado Evander Vendramini discute Cota Zero com secretário de meio ambiente

06 fevereiro 2019 - 08h12Assessoria de imprensa

O deputado estadual Evander Vendramini (PP) se reuniu com o secretário Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) na tarde desta terça-feira, 5. O encontro teve como principal pauta a implementação da Cota Zero para a modalidade de pesca amadora nos rios sul-mato-grossenses.

Esse modelo de proibição de pesca já é aplicado em alguns estados brasileiros, como Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, e também em países como Chile, Argentina e Estados Unidos. Em Mato Grosso do Sul, a intenção é ampliar políticas públicas de conservação dos ecossistemas e biomas do Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado.

O Governo espera, com isso, frear a diminuição do estoque pesqueiro e implantar um modelo de produção mais sustentável. Ainda em elaboração, o projeto de lei irá proibir o transporte de pescado de um município para outro, permitindo a pesca e consumo no local. Dados da Semagro apontam que houve redução de 75% da piscosidade dos rios sul-mato-grossenses pertencentes à bacia do Alto Paraguai em um período de 20 anos.

Para Evander, a implementação da Cota Zero por parte do Governo do Estado é uma ação inevitável. No entanto, será necessário ouvir toda a cadeia envolvida no processo, como pescadores, empresários do ramo turístico e ambientalistas e conservacionistas.

"Os dois lados devem ser observados. Quem conhece os rios da bacia do Paraguai, que abrangem o Rio Paraguai, Rio Miranda e Rio Aquidauana, que são três dos maiores rios do nosso estado, percebe que a quantidade de peixes nesses rios diminuiu consideravelmente ao longo dos anos. No entanto, o Governo do Estado também tem que considerar que muitos ribeirinhos vivem da pesca, de forma direta ou indireta, trabalhando como guias, piloteiros ou em restaurantes e hotéis", destacou o deputado.

De acordo com o parlamentar, essa preocupação foi levantada durante a reunião. "estamos aqui hoje na Semagro solicitando que haja um período de transição para a implementação da lei. Atualmente, é permitido para o turista trasnportar 10 quilos de peixe, um exemplar e cinco quilos de piranha. A proposta é que seja permitido levar cinco quilos de peixe e um exemplar ainda em 2019, para que, em 2020, seja implantada a Cota Zero", explicou.

Evander informou que os deputados pretendem rever esse esse ajuste, analisando a quantidade que o turista poderá levar nesse período de transição. "Muitas empresas já venderam pacotes turísitcos para 2019, e não podemos mudar as regras no meio do jogo. Por isso, esse período de adaptação. Para então implementar a Cota Zero para o próximo ano", justificou Evander.

"Lembrando que a proibição é para o transporte de um município a outro. Os pescadores continuarão podendo pescar, desde que os peixes sejam consumidos localmente", reforçou. Evander Vendramini sugeriu no encontro que se façam estudos por zoneamento das bacias e época para a pesca e da piracema por parte dos órgãos competentes.

"No entanto, também devemos ouvir o saber popular, pois há muitos pescadores com vivência que podem auxiliar esses técnicos. Afinal, é objetivo, tanto do Governo, do Legislativo, como dos setores empresariais e pescadores de preservar o potencial dos nossos rios. Pois se não lutarmos agora pela a preservação da fauna e da flora, não teremos como garanti-las no futuro", afirmou Evander.

O parlamentar avaliou como positiva a reunião na Semagro. "É um assunto que gera muita discussão e debates acalorados. Mas o encontro foi muito bem conduzido pelo secretário Jaime Verruck, pelo Ricardo Senna e todos os profissionais que participaram, porque o melhor caminho continua sendo o diálogo. Serão necessários outros debates e estudos para elaborarmos a melhor legislação de preservação do meio ambiente e de continuidade do emprego de todos os envolvidos", avaliou o deputado.

O presidente do Instituto do Meio Ambiente (Imasul), Ricardo Senna, deputados e diversos representantes da cadeia da pesca e turismo também participaram do encontro.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24