Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Defesa Civil cessa alerta de risco de inundação do Rio Paraguai

07 julho 2017 - 08h23Redação

A Defesa Civil do Município de Corumbá emitiu Boletim de Cessação de Alerta de Risco de inundação gradual do Rio Paraguai. A decisão foi fundamentada nas análises técnicas da Embrapa Pantanal, da CPRM (Serviço Geológico do Brasil), da Agência Nacional das Águas, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), baseada também na régua de aferição de nível de rio do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste do 6º Distrito Naval.
 
O Rio Paraguai atingiu seu ponto máximo no dia 30 de junho, chegando a 4,8 metros de altura. Na data de 23 de maio, quando atingiu os 4 metros, a Defesa Civil emitiu Boletim de Alerta a fim de deixar os ribeirinhos e produtores rurais cientes dos riscos da cheia. No entanto, depois de 30 de junho, foram feitas avaliações nos dias seguintes e constatado que o nível da água começou a declinar.
 
“Por conta disso, fizemos uma análise nos institutos que fazem a interpretação no comportamento das águas e percebemos que agora o rio vai entrar no período de vazante, ou seja, estamos sinalizando que, a partir de 1º de julho, o nível do rio entrou em processo de declínio e vai ser assim pelos próximos meses, até chegar às condições normais”, afirmou o tenente Isaque do Nascimento, coordenador municipal de Defesa Civil.
 
Nesse cenário, o ciclo das águas está sendo considerado pequena cheia, conforme codificação caracterizada pela Embrapa Pantanal. Até 4,99 metros na régua é considerada cheia pequena, de 5 a 5,99 metros é cheia normal, e quando ultrapassa os 5,99 metros é avaliada como cheia grande ou super cheia.
 
“Com isso, as pessoas que têm atividade econômica ao longo do Rio Paraguai e os próprios ribeirinhos podem agora fazer uma reprogramação de suas atividades. O Boletim cessa a preocupação dessa população que agora podem aguardar as condições de normalidade da água, que vai acontecer de maneira gradual”, disse Isaque.
 
Ele explicou que o período do ano para o nível do rio voltar totalmente à sua altura normal depende muito do ciclo da cheia e da velocidade com que as águas vão descer. A partir de outubro já é possível que o fenômeno aconteça. “A gente acredita que antes de virar o ano já deve estar voltando ao nível normal, que é 2,02 metros de altura”, finalizou o coordenador municipal de Defesa Civil.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal