Publicada em Diário Oficial de União nesta terça-feira,25 de Outubro a nomeação de Marcelo Turine para ocupar o cargo de reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por quatro anos a partir de 2017. A ordem foi assinada pelo presidente da república Michel Temer.
Marcelo Turine conquistou a vitória pelo peso superior empenhado ao voto dos docentes durante eleição que escolheu o novo reitor no início de agosto deste ano. Entre os professores da instituição a chapa de Turine, “juntos Somos UFMS”, conseguiu uma vantagem superior a 100 votos, o que fez a diferença na contagem final. Marcelo Turine e Camila Itavo compõem a nova reitoria da UFMS.
Entre os professores, a “Juntos Somos UFMS” conseguiu 566 votos contra 454 da concorrente “Mude UFMS”. Já entre os servidores técnicos a disputa ficou apertada, deu 696 para “Mude UFMS” e 679 para a de Turine. Entre os alunos, a chapa derrotada levou a melhor com 2.213 votos, contra 2.173 para a vencedora. O voto dos professores representa 70% do peso eleitoral, já os técnicos e alunos possuem apenas 15 %.
Na somatória final, a chapa “Juntos Somos UFMS”, liderada por Marcelo Turine conseguiu 3.418 votos, já a de Marco Aurélio Stefanes, intitulada “Mude UFMS” somou 3.363, uma diferença de 55 votos entre a vencedora e a derrotada.
No mês de julho, o agora eleito Reitor, Marcelo Turine, cedeu uma entrevista ao Capital do Pantanal, falou sobre sua experiência pública administrativa, planos e desafios da instituição. Desde as eleições uma lista tríplice foi enviada ao MEC (Ministério da Educação) onde o atual presidente da república daria o aval final, o que foi feito nesta terça-feira,25 de Outubro.