Menu
terça, 19 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Cuidados com a pele devem ser redobrados como inverno

15 maio 2021 - 11h36Da Redação

Falta pouco mais de um mês para o início oficial do inverno no Brasil, mas as temperaturas já estão abaixando em alguns pontos do país. O que não quer dizer que os auto-cuidados devem ser deixados de lado, muito pelo contrário. Afinal, assim como no verão, alguns detalhes devem ser observados, logo a pessoa não precisará se submeter à pequenos incômodos que podem causar algumas dores de cabeça.

De início, se o calor exige pratos leves e muitos sucos para se manter hidratado, agora é a hora do consumo de alimentos quentes e apostar em alimentados protéicos e com baixo índice glicêmico, evitando carboidratos simples para controlar o ganho de peso. Segundo a médica dermatologista Dra.Hellisse Bastos, “o ideal agora é investir em chás, cafés, sopas, carnes , ovos , verduras e legumes refogados”.

 Além disso, a especialista revela que agora é a melhor época do ano “para fazer procedimentos estéticos na face, como os peelings químicos, ou tratamento ablativos como o laser Erbium ProColagem. Além, é claro, um bom momento para tratar as gordurinhas localizadas com criomodelagem e lipoenzimatica, já preparando o corpo para o verão”, destaca.

Um dos problemas que costuma acontecer bastante nesta fase do ano são aquelas bolinhas vermelhas concentradas em algumas regiões, como braços, parecidas com cravinhos. Dra. Hellisse explica que “esta é uma manifestação chamada ceratose pilar, provocada tanto pelo ressecamento da pele, quanto por fatores relacionados a desbiose intestinal que estão associados ao consumo de açúcares, farináceos consequentemente alteração da flora de microorganismo do intestino e pele. Também podem aparecer a dermatite atópica e dermatite seborreica, que são patologias que têm a incidência aumentada durante a estação mais fria do ano”.

Quem também merece uma atenção especial no frio são os cabelos. Para evitar que eles ressequem e sigam saudáveis, “A melhor opção é utilizar shampoos e condicionadores de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo”. Outra medida importante é fazer hidratação. “Faça uma limpeza profunda dos fios para retirar todas as impurezas. Em seguida, os hidrate com uma máscara hidratante específico para o seu tipo de cabelo e somente após aplique o condicionador. Uma dica que deixo é que a hidratação deve ser repetida semanalmente”, reforça.

 

A dermatite seborreica, chamada de caspa popularmente é muito frequente e a Dra. Hellisse explica que a razão disso “é o excesso de oleosidade nas regiões com maior concentração de glândulas sebáceas, como couro cabeludo, rosto, supercílios e tórax e também pela diminuição da higienização do couro cabeludo principalmente pelas mulheres, sempre ideal a lavem diariamente ou no máximo em dias alternados. O mais indicado é, antes da chegado do inverno, consultar um dermatologista para fazer o tratamento adequado para evitar que a dermatite se manifeste”.

Além dos cabelos, quem também merece uma atenção especial no inverno são os lábios. “Eles ficam mais sensíveis durante o inverno. O vento, frio, poeira, poluição e a baixa umidade agridem e ressecam muito os lábios. Mantenha sempre seus lábios hidratados”, ressalta a especialista. “No inverno, prefira produtos com filtro solar associado a preparações a base de cremes ou pomadas, que mantém os lábios sempre com uma película protetora e ajudam em sua hidratação”, complementa.

Segundo a médica, outra maneira de se prevenir contra as queimaduras e rachaduras (que às vezes até sangram os lábios) “é simplesmente evitando de passar a língua nos lábios, um hábito inconsciente de muita gente”.

O inverno também é propício para deixar sua pele ressecada. “Com a temperatura mais baixa e a baixa umidade do ar, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, e as deficiências de vitamina D3 aumentam, principalmente pela diminuição da exposição solar, e isso, além de ressecar a pele, diminui a imunidade podendo ocorrer os desequilíbrios entre os vírus, bactérias e fungos que existem a nosso corpo e causar as doenças em geral”, acrescenta a médica.

Diante disso, “a hidratação é essencial para termos a pele saudável e linda, sempre associado a suplementação de micronutriente de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Alguns danos que sua pele sofre são: prurido, urticária e dermatite atópica, entre outros. Para evitar estes danos, use hidratantes corporais sempre após o banho. Para as partes mais ressecadas do corpo utilize óleos vegetais e pomadas para hidratação”.

Além disso, se a pele do rosto não for hidratada adequadamente, “vai surgir o ressecamento, que traz riscos como envelhecimento precoce (rugas finas) e diminuição da elasticidade da pele. Com a diminuição da temperatura, os banhos acabam por ser mais quentes, causando a perda da barreira de proteção da pele, levando a um ressecamento severo e, com isso, o aparecimento das rugas e diminuição da elasticidade”, observa.

“Além da hidratação no rosto, não se esqueça também da proteção solar e base facial, que formam uma barreira e protegem a pele dos raios solares, vento e poluição”, completa a especialista.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade
Incentivo
Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março
Semana do Jovem Eleitor
Campanha do TSE nas redes sociais incentiva o voto entre jovens de 16 e 18 anos
Acima da meta
Acórdãos do Tribunal de Justiça de MS são publicados em até três dias úteis
Internacional
Riedel inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Mãe e Filho
Homem descumpre medida protetiva e é preso com 30 trouxinhas de pasta base
Cheff Escolar
Software auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
Novidade da edição
Campeonato de Arremesso do FIPEC 2024 teve mulher como campeã

Mais Lidas

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade