Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Cruz Vermelha capacita voluntários em MS

02 julho 2019 - 11h30Sylma Lima

A Federação Nacional da Cruz Vermelha esta capacitando cerca de 60 voluntários selecionados pela organização durante cinco dias em Campo Grande (MS). O curso inclui aulas sobre  a história da instituição e os princípios, ações e departamentos da Cruz Vermelha Brasileira. Além disso faz capacitação em primeiros socorros com aulas práticas.

O grupo selecionado já havia feito inscrição para atuar como voluntário e após a seleção o curso teve inicio na noite desta segunda feira 1 de Julho, com encerramento dia 05 na próxima sexta feira. As aulas são ministradas por membros da Confederação Internacional da Cruz Vermelha, na Associação Comercial de Campo Grande e tem como objetivo reestruturar  a instituição na Capital formando grupos que atendam os três diferentes nichos de ação em todo estado.

Os alunos são obrigados a entregar copias de documentação e diplomas de curso superior. As três primeiras aulas são para aperfeiçoamento  a cerca das diretrizes de base da Cruz Vermelha, e as outras duas os alunos praticam primeiros socorros.

Lei

Desde 10 de  março deste ano ( 2019), todas as escolas do Brasil deverão ter professores e colaboradores capacitados em primeiros socorros. A obrigatoriedade foi estabelecida, em outubro de 2018, após a aprovação da 13.722, chamada Lei Lucas, que tornou obrigatório o treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e recreação infantil.

A Cruz Vermelha Brasileira é referência em primeiros socorros e segue as diretrizes do Centro de Referência Global em Primeiros Socorros da Federação Internacional da Cruz Vermelha. Os cursos são ministrados por especialistas na área e têm carga horária mínima de 4 horas.

O conteúdo é adaptado às necessidades do ambiente escolar, usando exemplos do dia a dia.  Ao final do treinamento, são emitidos os certificados determinados pela lei, o que garante a conformidade do estabelecimento de ensino.

Por que Lei Lucas?

A lei ganhou esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar. As professoras que acompanhavam os alunos não sabiam como agir e não conseguiram salvar a vida do garoto. O engasgo é uma das situações com as quais o curso ensina a lidar.

A dor da tragédia levou a família de Lucas a lutar para proteger outras crianças desse risco. O esforço valeu a pena com a aprovação da lei no Congresso Nacional, após anos de luta. Com a adequação de todas as escolas, casos como o de Lucas não voltarão a acontecer

Curso de primeiros socorros

A Cruz Vermelha Brasileira disponibiliza cursos de Primeiros Socorros para todos que querem saber quais procedimentos são adotados em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), intoxicação, engasgo e muitas outras situações de emergência que qualquer pessoa pode enfrentar no dia a dia.

Há vários cursos. O básico dura 4 horas. O avançado, 30 horas. Todos são ministrados por instrutores capacitados pela CVB, de acordo com a didática do Centro de Referência Global em Primeiros Socorros do Movimento Internacional da Cruz Vermelha, sediado em Paris.

Os cursos são realizados na sede da CVB, para grupos entre 10 e 15 pessoas, ou nas empresas que queiram contratá-lo para seu corpo de funcionários. Por mais de um século, a Cruz Vermelha é referência mundial em Primeiros Socorros. A cada ano, 14 milhões de pessoas são treinadas pelo conjunto das Sociedades Nacionais que compõem a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército