Menu
quarta, 12 de fevereiro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

CRM/MS discute vaga zero em Fórum de Urgência e Emergência

23 agosto 2016 - 08h24Redação

No último dia 18, entidades médicas e jurídicas de Mato Grosso do Sul debateram assuntos relacionados ao atendimento de urgência e emergência na saúde pública. O debate teve enfoque principal no tema: Vaga zero – legalidade e implicações éticas e jurídicas.

Os participantes compartilharam da expertise da presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS), Rosana Leite de Melo; da promotora de justiça, Filomena Depólito Flumihan; do defensor público estadual, Nilton Marcelo de Camargo e do coordenador do Serviço de atendimento móvel à urgência (Samu), Djalmir Seixas César, que explanaram sobre as questões legais e compararam a realidade diária enfrentada pela saúde pública de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul, Rosana Leite de Melo, a vaga zero é um recurso essencial para garantir o acesso imediato ao paciente com risco de morte ou sofrimento intenso, “a resolução do CFM prevê que esta vaga seja de responsabilidade exclusiva do médico regulador de urgências e deve ser uma situação de excessão e não uma prática cotidiana”.

A promotora de justiça Filomena Flumihan lembrou que no passado não se investia na saúde e por isso hoje temos inúmeras deficiências neste serviço. “Não existem leitos suficientes para uma população de 853 mil habitantes, porque esses leitos foram construídos quando Campo Grande tinha muito menos habitantes. Não é culpa da gestão que está hoje, mas nós devemos cobrar que a gestão atual tome as devidas providências”.

Já defensor público estadual, Nilton de Camargo, ressaltou que a falta de um sistema público eficaz tem feito com que esta prerrogativa deixe de ser excessão e vire regra. “A vaga zero é para ser usada excepcionalmente em um sistema normalizado, no entanto como o sistema está em uma situação anormal, tem se tornado regra e isso não podemos admitir, precisamos debater soluções e cobrar que as autoridades competentes ponham em prática estas soluções.

O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) e realizado no auditório do Hotel Deville, localizado na Av. Mato Grosso, 4250 em Campo Grande/MS.
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Corumbá se mobiliza para ações conjuntas de combate à exploração sexual infantil
Cultura
Governador confirma presença no lançamento da programação do Carnaval 2025 de Corumbá
Política
Projeto de Lei de Paulo Duarte obriga instalação de elevadores para macas em edifícios no MS
Palestras
Jornada Formativa 2025 reúne profissionais da Educação de Ladário
Cultura
Concurso de Fantasias de Corumbá está com inscrições abertas; premiações vão até o 5º lugar
Polícia
Operação da PF mira em grupo criminoso envolvido em descaminho e contrabando de mercadorias em MS
Prestação de Serviço
Call Center recebe reclamações e solicitações de iluminação pública em Ladário
Campanha
Ação de limpeza urbana atua em três pontos de Corumbá nesta semana
Preventivo
Manutenção melhora acesso e segurança na Escola Rural da comunidade Aterro do Binega
Economia Nacional
Setor de serviços cresce 3,1% em 2024, mostra IBGE

Mais Lidas

MS Mais Saúde
Pacientes de Ladário realizam atendimento ortopédico em Bonito
Barracão
Vila Mamona aposta no número 13 para conquistar o título do Carnaval de 2025
Ensino Superior
IFMS abre inscrições para cursos gratuitos de graduação
À pedido do MP
Sanesul reabre inscrições de concurso para contratação de Pessoas com Deficiência (PCD)