Menu
quarta, 14 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Criminosos aproveitam Mutirão do Mei para aplicar golpes via WhatsApp

14 janeiro 2026 - 10h03Gesiane S. Lourenço

Atenção Microempreendedores de Corumbá e Ladário: um novo golpe está sendo praticado na região. Criminosos estão aproveitando a realização do Mutirão do Mei, que orienta os pequenos empresários quanto a regularização tributária e outras pendências, para dispararem mensagens maliciosas via WhatsApp. A recomendação é clara: Não cliquem em nada!

A mensagem é enviada por um número de telefone internacional e utiliza uma imagem do "gov.br" como perfil para transmitir veracidade, mas é tudo "fake". No texto, o golpe utiliza uma abordagem de emergência e prazos curtos, a intenção é que o usuário fique desesperado e clique no link enviado. A mensagem falsa informa que o CNPJ foi desativado devido a falta de pagamento do tributo mensal obrigatório, o DAS-MEI, e oferece uma solução para que seja evitado o cancelamento definitivo do Mei, além de bloqueios judiciais. Em seguida, pede que o usuário clique no link para fazer a regularização imediata.

O Capital do Pantanal buscou orientação junto ao Sebrae para saber se há alguma busca ativa sendo realizada no momento. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, essa prática não existe, é o Microempreendedor que deve buscar atendimento em uma das unidades do Sebrae ou Sala do Empreendedor. O Sebrae ou até mesmo o Simples Nacional, não envia mensagens via WhatsApp com avisos de débitos ou oferta de regularização. 

A orientação é que ao receber qualquer mensagem nesse sentido, o empreendedor deve desconfiar e verificar suas pendências por meio do portal oficial no link: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor. Aqueles que tenham dificuldade de acesso a internet, devem procurar apoio na unidade Sebrae mais próxima. 

Mutirão de Regularização

O Mutirão do Mei, realizado pelo Sebrae, teve inicio na segunda-feira (12) e vai até 30 de janeiro. Em Corumbá, os atendimentos acontecem na Sala do Empreendedor, localizada na Rua Dom Aquino, 10190 - Centro, das 07:30h às 13:30h e no Centro Sebrae Pantanal, na avenida Rio Branco, 1180, próximo aos Bombeiros. Em Ladário, o local de atendimento é a Sala do Empreendedor, na Av. 14 de Março, 805 - Centro, de segunda à sexta, das 07h às 13h, até 16 de fevereiro.

Durante o atendimento no Mutirão do MEI são disponibilizados gratuitamente serviços como: regularização de débitos; orientação sobre reenquadramento e permanência no Simples Nacional; informações sobre prazos e obrigações fiscais; emissão de documentos e formalização. Além disso, empreendedores com qualquer tipo de dúvida podem procurar os postos para esclarecimentos.

Mei em Corumbá e Ladário

De acordo com números da Receita Federal, em Corumbá e Ladário há 8.062 pequenos negócios ativos que correspondem às categorias de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). Dentro desses segmentos, nos dois municípios, o MEI é o que tem maior representatividade e corresponde a 55% do número de pequenos negócios, com 4.472 registros. Desse número de profissionais formalizados, 48% (2.160) são mulheres. 

Dúvidas também podem ser esclarecidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Justiça
Corumbá é o 3º de MS com maior número de medidas protetivas registradas em 2025
Tempo
Quarta-feira de calor e tempo seco em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 22°C e máxima de 37°C
Assistência Social
CRAS I promove ações de saúde para idosos e colônia de férias infantil
geral
Lei autoriza pagamento retroativo de direitos suspensos na pandemia
serviços
Conserto na rede pode provocar falta de água em bairros de Ladário
Serviço da Sanesul afeta o Mutirão e áreas próximas nesta terça-feira (13)
Internacional
Família de MS encara 24h na estrada para driblar bloqueio e sair da Bolívia
Prestação de Serviço
Modernização fechará agências do INSS por três dias no fim de janeiro
Campo Grande
Capital do Pantanal e Boca do Povo alinham parceria no rádio e na revista
geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 20 milhões
Polícia
Traficantes em Corumbá usam conhaque para potencializar efeitos da maconha

Mais Lidas

oportunidade
Ladário abre seleção temporária para atuação na rede municipal de ensino
Inscrições presenciais ocorrem de 14 a 16 de janeiro; salários chegam a R$ 1,9 mil
Polícia
Traficantes em Corumbá usam conhaque para potencializar efeitos da maconha
bolívia
Acidente em Puerto Quijarro deixa 12 mortos após colisão de van
geral
Lei autoriza pagamento retroativo de direitos suspensos na pandemia