Atenção Microempreendedores de Corumbá e Ladário: um novo golpe está sendo praticado na região. Criminosos estão aproveitando a realização do Mutirão do Mei, que orienta os pequenos empresários quanto a regularização tributária e outras pendências, para dispararem mensagens maliciosas via WhatsApp. A recomendação é clara: Não cliquem em nada!
A mensagem é enviada por um número de telefone internacional e utiliza uma imagem do "gov.br" como perfil para transmitir veracidade, mas é tudo "fake". No texto, o golpe utiliza uma abordagem de emergência e prazos curtos, a intenção é que o usuário fique desesperado e clique no link enviado. A mensagem falsa informa que o CNPJ foi desativado devido a falta de pagamento do tributo mensal obrigatório, o DAS-MEI, e oferece uma solução para que seja evitado o cancelamento definitivo do Mei, além de bloqueios judiciais. Em seguida, pede que o usuário clique no link para fazer a regularização imediata.
O Capital do Pantanal buscou orientação junto ao Sebrae para saber se há alguma busca ativa sendo realizada no momento. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, essa prática não existe, é o Microempreendedor que deve buscar atendimento em uma das unidades do Sebrae ou Sala do Empreendedor. O Sebrae ou até mesmo o Simples Nacional, não envia mensagens via WhatsApp com avisos de débitos ou oferta de regularização.
A orientação é que ao receber qualquer mensagem nesse sentido, o empreendedor deve desconfiar e verificar suas pendências por meio do portal oficial no link: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor. Aqueles que tenham dificuldade de acesso a internet, devem procurar apoio na unidade Sebrae mais próxima.
Mutirão de Regularização
O Mutirão do Mei, realizado pelo Sebrae, teve inicio na segunda-feira (12) e vai até 30 de janeiro. Em Corumbá, os atendimentos acontecem na Sala do Empreendedor, localizada na Rua Dom Aquino, 10190 - Centro, das 07:30h às 13:30h e no Centro Sebrae Pantanal, na avenida Rio Branco, 1180, próximo aos Bombeiros. Em Ladário, o local de atendimento é a Sala do Empreendedor, na Av. 14 de Março, 805 - Centro, de segunda à sexta, das 07h às 13h, até 16 de fevereiro.
Durante o atendimento no Mutirão do MEI são disponibilizados gratuitamente serviços como: regularização de débitos; orientação sobre reenquadramento e permanência no Simples Nacional; informações sobre prazos e obrigações fiscais; emissão de documentos e formalização. Além disso, empreendedores com qualquer tipo de dúvida podem procurar os postos para esclarecimentos.
Mei em Corumbá e Ladário
De acordo com números da Receita Federal, em Corumbá e Ladário há 8.062 pequenos negócios ativos que correspondem às categorias de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). Dentro desses segmentos, nos dois municípios, o MEI é o que tem maior representatividade e corresponde a 55% do número de pequenos negócios, com 4.472 registros. Desse número de profissionais formalizados, 48% (2.160) são mulheres.
Dúvidas também podem ser esclarecidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá é o 3º de MS com maior número de medidas protetivas registradas em 2025
Quarta-feira de calor e tempo seco em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 22°C e máxima de 37°C

CRAS I promove ações de saúde para idosos e colônia de férias infantil

Lei autoriza pagamento retroativo de direitos suspensos na pandemia
Conserto na rede pode provocar falta de água em bairros de Ladário
Serviço da Sanesul afeta o Mutirão e áreas próximas nesta terça-feira (13)

Família de MS encara 24h na estrada para driblar bloqueio e sair da Bolívia

Modernização fechará agências do INSS por três dias no fim de janeiro

Capital do Pantanal e Boca do Povo alinham parceria no rádio e na revista

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 20 milhões



A orientação é clara: não clique no link, busque orientações diretamente em uma unidade do Sebrae. (Foto: Reprodução)

