Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Criança sem cicatriz da BCG também está protegida contra tuberculose, aponta estudo

07 fevereiro 2019 - 09h19Portal do MS

A partir de agora,  crianças que não apresentarem cicatriz vacinal após receberem a dose contra a tuberculose – vacina conhecida BCG- não precisam ser mais revacinadas. Conforme o Ministério da Saúde, estudos comprovaram a eficácia da vacina também em crianças que não ficam com a cicatriz após a aplicação. A nova orientação, repassada aos municípios na última sexta-feira (1.2), está alinhada com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Comitê Técnico Assessor de Imunizações.

Ofertada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a vacina BCG é a principal forma de prevenção contra a tuberculose. A dose deve ser aplicada logo após o nascimento, nas maternidades ou na primeira visita ao serviço de saúde, o mais precocemente possível.  A vacina também está disponível na rotina dos serviços para crianças menores de 5 anos e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

Uma das doses com maior adesão atualmente no Brasil, a vacina registrou em 2017 mais de  96% de cobertura em todo o país – acima do preconizado pelo Ministério, de pelo menos 90%. Em anos anteriores, a taxa ultrapassou os 100%, sendo 107,94% em 2011; 105,7% em 2012; 107,42% em 2013; 107,28% em 2014; e 105,08% em 2015.

Em Mato Grosso do Sul, no ano passado, a cobertura vacinal da BCG foi de 100,07%. A população menor de um ano no Estado é de 42.420 crianças. O número de crianças vacinadas ultrapassou a quantidade total, já que são vacinados também bebês de outras nacionalidades que nascem no Estado, conforme informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Tuberculose

Transmitida por vias aéreas, a tuberculose tem cura, mas é importante estar atento aos sintomas, como ressalta a gerente técnica do Programa Estadual do Controle da Tuberculose e Hanseníase da SES, Geisa Poliane.

“A tuberculose e uma doença transmitida através de vias aéreas que ataca principalmente os pulmões, mas que também pode ocorrer em outras partes do corpo. É importante estar atenta aos sintomas, é o que ajuda a descobrir a doença precocemente”, explicou.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse persistente, por mais de três semanas, na forma seca ou produtiva – com produção de muco ou catarro. Outros sintomas podem estar presentes como falta de apetite e/ou emagrecimento, febre baixa, geralmente à tarde, suores noturnos, cansaço, dores no peito e falta de ar.

Felizmente, hoje a doença tem cura e o tratamento, que dura no mínimo seis meses e é gratuito, está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde). Geisa faz questão de ressaltar que o mais importante é o paciente não interromper o tratamento. “Mesmo com a melhora dos sintomas, o tratamento não deve ser interrompido e deve ser feito até o fim para que a doença não possa se tornar resistente ao tratamento básico”.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas