Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Crea-MS intensifica combate do exercício ilegal das profissões em Corumbá e Ladário

18 agosto 2021 - 10h14Redação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), em combate ao exercício ilegal das profissões em obras e serviços da engenharia, agronomia e geociências estará com agentes fiscais nas cidades de Corumbá e Ladário, no período de 16 a 20 de agosto. Os agentes concentrarão a fiscalização em hospitais, obras civis, obras públicas, empresas de alarme, supermercados, cédulas rurais em cartórios e ainda verificarão as denúncias de irregularidades que chegam ao Conselho por meio do canal exclusivo para esse fim. 
 
Para realizar obras e serviços nessas áreas são necessários, além da contratação de profissional com registro no Crea-MS, a emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) – formulário onde são informados local, proprietário, atividades desenvolvidas e certificação de autoria dos serviços executados. “Todo profissional de engenharia ou agronomia que é responsável técnico por uma obra ou serviço deve obrigatoriamente registrar uma "Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O documento é essencial para garantia da segurança do contratante e do contratado, já que documenta as atividades técnicas desenvolvidas”, alerta a presidente do Conselho, engenheira Vânia Mello. 
 
Desta forma, o Crea-MS trabalha para garantir segurança à sociedade por meio da execução de atividades realizadas apenas por profissionais devidamente habilitados. “Todas estas atividades, se executadas por pessoas não habilitadas colocam em risco a segurança da população”, alerta a presidente. 
 
Nesta semana, a fiscalização passará ainda por Três Lagoas, Sonora, Pedro Gomes, Ponta Porã, Costa Rica, Paraíso das Águas, Laguna Carapã, Caarapó, Juti, além de Campo Grande, Dourados e Paranaíba. 
Devido à pandemia do novo coronavírus, as viagens de fiscalização para combater o exercício ilegal de atividades exclusivas da engenharia, agronomia e geociências nas cidades do interior do Estado estão sendo realizadas tendo como base a classificação de grau de risco de contaminação divulgada pelo Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir) do Governo do Estado. 
 
Canal de denúncias

Irregularidades em empreendimentos e serviços e demais atividades profissionais podem ser encaminhadas para verificação pelos agentes fiscais. Clicando no link Denúncia Fiscalização é possível, a qualquer pessoa, relatar irregularidades como, por exemplo, ausência de profissionais, inexistência de placa em obras, atividade sendo realizada por leigo e acobertamento por parte de profissionais. O sistema também permite o envio de imagens. 
 
Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Fiscalização, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, pelos telefones 67 3368-1000 ou 0800-368-1000 ou pelo atendimento virtual via chat, no site do Crea-MS, www.creams.org.br

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
Transporte Coletivo
Vereador solicita recuperação e manutenção dos pontos de ônibus da cidade

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas