Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Corumbá segue com ação intensificada no combate à dengue

18 fevereiro 2025 - 13h29Assessoria, PMC

De acordo com relatório divulgado pela Prefeitura de Corumbá, nesta terça-feira, 18 de fevereiro, somente em duas ações de combate à dengue, realizadas no bairro Guatós, foram recolhidos 348 toneladas de materiais que tinham potencial criadouro para o mosquito Aedes aegypti – que além da dengue, também transmite zika e chikungunya. O esforço combinado reuniu equipes das Secretárias de Saúde e de Infraestrutura e Serviços Públicos.

O Município segue com medidas para conter a disseminação da doença. São rotineiras as visitas domiciliares com inspeção e tratamento de caixas d'água; realização de bloqueio químico com inseticida; além de ações educativas para conscientizar a população sobre a importância da participação de todos nas ações de combate e prevenção à doença.

Toda essa ação visa eliminar do interior dos imóveis existentes na cidade, pequenos depósitos móveis, vasos e pratos de plantas, frascos com plantas, bebedouros de animais, pneus e outros materiais rodantes, bem como lixo diverso, como recipientes plásticos, latas, sucatas e entulhos. Tudo isso é apropriado para proliferação do mosquito da dengue.

Paralelo a todo esse serviço, a Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá acompanha o quadro epidemiológico de dengue no município. O período de Carnaval, que se aproxima, e abertura da temporada de pesca são eventos que trarão maior fluxo de pessoas à cidade. O monitoramento diário trouxe a confirmação de dengue tipo 3, variante grave, que não era registrada há mais de 15 quinze anos na cidade. Diante do exposto, e por se tratar de uma questão de saúde pública, é imperativo o envolvimento de diversos setores para o planejamento e execução de estratégias eficazes no combate ao Aedes aegypti, visando o controle da epidemia e a prevenção de óbitos.

Levantamento de Índice Rápido

O 1° Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 06 a 10 de janeiro de 2025, pela Secretaria Municipal de Saúde, mostrou que Corumbá apresenta índice de infestação do mosquito Aedes aegypti de 4,40%. O aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

Os bairros com maiores indicadores são Guatós (14,42%); Nova Corumbá (10,79%) e Jardim dos Estados (8,06%). O depósito predominante para a larva do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya (arboviroses) é o reservatório do tipo A2 – caixas d’água em nível de solo.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados
geral
Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
Trânsito
Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá
Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Mais Lidas

saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
Educação
Inscrições para o Jet Programme 2026 encerram nesta sexta-feira (19)
Programa seleciona brasileiros para atuar no Japão como Coordenador de Relações Internacionais, prestando apoio à estrangeiros no país
Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática