Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corumbá registra em maio o segundo pior número nos óbitos por Covid-19 do ano

21 junho 2021 - 09h42ASCOM ARPEN MS

Com o segundo maior número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19, o município de Corumbá, mostrou que os números da doença estão longe de serem controlados. Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença no município. O mês de maio que se encerrou registrou o aumento de 71,2% no número de falecimentos, atingindo a marca de 46 mortes, frente a uma média de 28.

Os números de maio são maiores mesmo quando comparados a abril deste ano, auge da segunda onda da doença que lotou UTIs de hospitais em todo o território nacional, e iguais a março de 2021. Na comparação com abril o crescimento foi de 31%. Em números absolutos, maio registrou 46 óbitos causados pelo novo coronavírus, março 46, e abril 35.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), e podem ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias do falecimento.

"O acompanhamento mensal dos dados de óbitos no Portal da Transparência é uma forma de informação capaz de conscientizar a população através dos dados, pois quanto mais óbitos ocorrem, mais deve ser o cuidado das pessoas com os protocolos de biossegurança", explica o presidente da Arpen-MS, Marcus Roza. "Notamos que houve uma significativa redução de óbitos nas faixas de pessoas mais idosas após o início da vacinação, estando os óbitos concentrados em faixas de pessoas mais jovens que ainda não foram submetidas a vacina. Pode ser uma mera coincidência, mas pode ser também o efeito da vacina", destaca.

Maio/20 x Maio/21

Um ano depois, maio de 2021 registrou um aumento de 4.600% óbitos no município de Corumbá em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 46 mortes neste ano, enquanto maio de 2020 não registrou nenhum óbito.

Já no Mato Grosso do Sul, maio de 2021 registrou um aumento de 4694% dos óbitos no Estado em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 911 mortes no mês passado frente a 19 em maio do ano passado.

Sobre a Arpen-MS

Fundada em dezembro de 2012, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Mato Grosso do Sul (Arpen-MS) representa a classe dos Oficiais de Registro Civil de todo o Estado, que atendem a população realizando os principais atos da vida civil de uma pessoa: o registro de nascimento, o casamento e o óbito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal