Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Corumbá realiza segunda etapa da campanha de vacinação contra raiva animal

02 dezembro 2016 - 09h12Redação

Equipes da Prefeitura de Corumbá estão realizando desde o dia 21 de novembro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a raiva animal. A imunização segue uma recomendação do Ministério da Saúde, devido à situação geográfica e epidemiológica da doença, e a vacina está sendo aplicada em cães de gatos, pelo sistema de casa em casa.

A campanha está a cargo da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Até o momento, conforme informações da Gerência de Vigilância em Saúde da pasta, já floram cobertos os bairros Nova Corumbá (Conjunto Guanã, Kadweus e Guaicurus), Guató (Conjunto Novo Habitar e Loteamento Pantanal) e Guarani. Levantamento divulgado pelo CCZ dá conta que, até o momento, as equipes já vacinaram 2.301 cães e 449 gatos.

Pelo cronograma, a campanha tem sequência na próxima semana, de 05 a 09 de dezembro, nos bairros Jardim dos Estados e Popular Nova. O CCZ informa aos proprietários que não conseguiram vacinar seus animais por qualquer motivo, para que procurem o Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Rua João B. Couto, s/nº, no Guanã, no horário comercial durante a semana. Há inclusive plantão aos sábados, domingos e feriados. Telefone para contato é o (67) 3907-5579.

A Secretaria de Saúde informa ainda que, ao ser agredida por um animal (cão, gato, morcego, e outros mamíferos), a pessoa deve se lavar imediatamente com água e sabão, e procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Em caso de acharem morcegos caídos dentro de casa ou no quintal, ligar para o Centro de Controle de Zoonoses e não tentar captura-los.

Ressalta inda que é importante manter a caderneta de vacinação do seu animal, sempre em dia. A doença é transmitida ao homem principalmente através da mordedura de animais (mamíferos) infectados, arranhadura ou lambedura nos olhos, mucosas ou feridas.

Os sintomas são: mal-estar, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia.

A infecção progride, surgindo manifestações de ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes, febre, delírios, espasmos musculares involuntários, generalizados e/ou convulsões.

Espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua ocorrem quando o paciente vê ou tenta ingerir líquido, apresentando sialorréia intensa. Depois de instalados os sinais e sintomas, a evolução da doença leva ao o óbito.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira