Menu
sexta, 07 de maio de 2021
Governo - O Estado que cresce - Maio
Geral

Corumbá prega educação no trânsito para reduzir índices de acidentes

26 maio 2017 - 09h36Assessoria Câmara Municpal de Corumbá

Com uma vítima fatal, Corumbá está intensificando cada vez mais as ações de segurança no trânsito como forma de reduzir os índices de acidentes que, nestes primeiros quatro meses do ano, já registrou um total de 110 ocorrências.

Os trabalhos foram reforçados durante todo este mês com a realização da Campanha Maio Amarelo. São ações em várias regiões da cidade, nas escolas, envolvendo motoristas, motociclistas e alunos das redes municipal e estadual de educação.

Ontem, quinta-feira, 25, a campanha foi reforçada com um ato na Câmara Municipal de Corumbá, por meio de uma iniciativa do vereador Manoel Rodrigues (PRB), que reuniu no plenário da Casa de Barão de Vila Maria, autoridades ligadas ao setor para um amplo debate em relação ao tema, culminando com uma palestra do presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Mato Grosso do Sul, Wagner Roberto Prado.

O evento contou com as presenças do vereador Manoel Rodrigues; Wagner Prado; do diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Paulo Guilherme de Arruda; do delegado da Polícia Rodoviária Federal em Corumbá, Ricardo Costa; do gerente regional do Detran, Carlos David Jimenez; do delegado regional do sindicado, Augusto César Ribeiro, e do presidente do Sindicato dos Taxistas, Claudio Reis Rodrigues.

Com o plenário lotado, principalmente por alunos e professores da Escola Municipal CAIC – Padre Ernesto Sassida, Wagner Prado fez um relato do trabalho que é desenvolvido hoje no Mato Grosso do Sul por um trânsito mais seguro.

Conforme ele, um grande avanço ocorreu a partir do momento em que as antigas autoescolas foram transformadas em Centros de Formação de Condutores, que tem possibilitado uma melhor qualificação dos motoristas, utilizando equipamentos modernos, atendendo a legislação brasileira.

“Toda mudança ocorrida foi para prestarmos um bom serviço, formando bons condutores, conhecedores das leis de trânsito”, disse. Lembrou que até simuladores de direção foram adquiridos. “Hoje, todas as cidades contam com simuladores. Em Corumbá estamos com dois ou três. Isto é importante porque trabalha na parte da conscientização, visão, prática de direção defensiva, com aula de aquaplanagem, simulação com obstáculos tais como animais na pista, entre outros”.

Outra mudança ocorrida, conforme ele, se refere às rodovias. É que antes, as aulas práticas ocorriam somente em vias urbanas. Destacou que as novidades não param e que, a partir de julho, as aulas práticas serão monitoras por câmeras instaladas no interior dos veículos, que serão importantes para verificar como a pessoa está conduzindo e para que o próprio aluno corrija os erros cometidos. “São tecnologias que estamos trazendo para o estado para que tenhamos condutores mais bem informados e melhor capacitado”, reforçou.

O evento na Câmara contou ainda com uma apresentação da equipe da Agetrat. Paulo Guilherme revelou que, nos primeiros quatro meses do ano, a cidade registrou 110 acidentes, sendo 81 com vítimas e outros 29 só danos materiais. Também nesse mesmo período, foram expedidas 472 notificações. Os números são da Polícia Militar.

O ato integrou a Campanha do maio Amarelo e foi encerrado pelo vereador Manoel Rodrigues que deixou evidenciado que o Poder Legislativo tem trabalhado em busca de melhorias para a cidade, e que um trânsito mais seguro, integra uma intensa pauta defendida pelos vereadores.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
MS recebe 50,5 mil doses da Astrazeneca do Ministério da Saúde
GERAL
PMA de Corumbá recebe doação de viatura da Vale para uso na fiscalização no Pantanal
SAÚDE
Prefeitura leva atendimento médico de rotina para o Porto Esperança
POLICIAL
Jovem é preso com 483 unidades de maconha no Cristo Redentor
POLICIAL
PMA apreende mais três tigres d'água em chácara
COVID-19
Vereador reforça necessidade de imunizar trabalhadores do CAC contra a Covid
ECONOMIA
Trabalhadores nascidos em maio podem sacar auxílio emergencial
POLICIAL
PRF apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em MS
CIDADE
Vereador solicita informações sobre estágio de projeto de reforma do antigo mercadão
SEMANA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES
Wi-Fi Brasil leva internet a mais de 13 mil pontos remotos do país

Mais Lidas

POLICIAL
Jovem é preso com 483 unidades de maconha no Cristo Redentor
OPERAÇÃO PF
PF deflagra Operação Grão Branco de combate ao tráfico internacional de drogas
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 494 Kg de maconha e 7 Kg de skunk na BR-262
GERAL
PMA de Corumbá recebe doação de viatura da Vale para uso na fiscalização no Pantanal