Menu
quinta, 21 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Corumbá põe os blocos na rua e promete um grande Carnaval

28 fevereiro 2019 - 09h57Portal do MS

Com previsão de receber mais de dez mil turistas até a Quarta-feira de Cinzas, o Carnaval de Corumbá – considerado um dos mais animados e tradicionais do interior do Brasil – não se resume apenas a dois dias de desfile das dez escolas de samba.

São, na realidade, 18 dias de folia, incluindo roda de samba no Porto Geral, iniciada no dia 17 de fevereiro, concurso da Corte de Momo, concurso de Marchinhas e desfiles de Fantasias e dos blocos oficiais e não oficiais.

“A cidade vive o Carnaval o ano inteiro”, diz o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesco), Zezinho Martins. As entidades carnavalescas, segundo ele, estão sempre em atividades, em seus barracões, promovendo eventos para arrecadar fundos ou preparando-se para o desfile do ano seguinte.

Sempre presente no grande evento, que movimenta a economia local em R$ 14 milhões (estimativa de 2018), o Governo do Estado destinou R$ 699 mil em apoio às escolas de samba, blocos oficiais, cordões e custeio da infraestrutura contratada pela Prefeitura.

Praga de Frei Mariano

Este ano, a folia pantaneira termina somente no dia 9 de março, com o tradicional Enterro dos Ossos, em um hotel da cidade. Integra também a programação oficial o Esplendor do Samba, evento que se antecipa a apuração dos desfiles e premia escolas, blocos e carnavalescos.

Roda de samba no Porto Geral, aos domingos, predomina em toda a programação, atraindo corumbaenses, bolivianos e turistas. Na segunda-feira (25.2), o Bloco Funecão fez a sua estreia pelas ruas, reunindo centenas de foliões.

A Liesco adiou, por causa das chuvas, para esta quinta-feira (28.2) o ensaio técnico com as escolas de samba para aferir o sistema de som digital montado na avenida General Rondon, local do desfile oficial nos dias 3 e 4 de março.

Criado na década passada, o bloco Sandálias de Frei Mariano volta à avenida hoje, levando muita irreverência e ironia para contar a lenda, segundo a qual o pároco teria rogado praga contra a cidade, no início do século XX. A saída do bloco estava programada para ontem (27), mas foi adiado devido às chuvas.

Também hoje, acontece o tradicional Desfile de Fantasias, no clube Corumbaense. Realizado há mais de 20 anos, o desfile reúne os maiores carnavalescos de Campo Grande e Corumbá. Também neste dia, sai às ruas o tradicional bloco de sujos Chupeta e os estreantes Beija-Flor Folia e Sem Limites na Folia.

Desfiles de blocos e escolas

Os 11 blocos oficiais desfilarão no dia 2 de março, a partir das 20h. São eles: Oliveira Somos Nós, Águia da Vila, Afro Samba Reggae, Praia, Bola e Cerveja, Flor de Abacate, Nação Zumbi, Bola Preta, Arthur Marinho, Os Intocáveis, Clube dos Cem e Vitória Régia.

O primeiro bloco das escolas de samba desfila no domingo, 3 de março, a partir das 20h, pela ordem: Estação Primeira do Pantanal, Major Gama, A Pesada, Imperatriz Corumbaense e Império do Morro. Já na segunda-feira, dia 4 é a vez dos Acadêmicos do Pantanal, Nova Corumbá, Caprichosos de Corumbá, Vila Mamona e Marques de Sapucaí.

O último dia de carnaval, 5 de março, está reservado para referenciar o glamour, as brincadeiras e o charme das antigas “festas de momo”. O Desfile Cultural reúne os bonecões, corso (carros antigos), alas das pastoras e dos marinheiros, blocos de Frevo e dos Palhaços e os cordões Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá e Cravo Vermelho.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
Onça resgatada em novembro no Pantanal com queimaduras, será solta em seu habitat
FRAUDE ELEITORAL
Ministério Público quer impugnação de candidatos do PRB em Ladário
COVID-19
Pandemia ainda não acabou: MS registra mais de mil casos em apenas um dia
GERAL
Batida de carro e moto deixa criança ferida no Popular Nova
POLICIAL
PRF recupera dois veículos em MS que seriam levados para a Bolívia
JUSTIÇA
Alexandre de Moraes nega HC para anular seis prisões e mandar Jamil Name para casa
p
ECONOMIA
Preço da gasolina começa o ano acima do valor registrado em todos os meses de 2020
Combustível está 19,5% acima da média do mês com preços mais baixos de 2020
DEFESA CIVIL
Com previsão de mais chuva, Defesa Civil orienta população que mora em áreas de risco
EDUCAÇÃO
Professores dão dicas para o segundo dia de provas do Enem
GERAL
MPT divulga nota técnica sobre medidas de proteção a trabalhadoras gestantes

Mais Lidas

FRAUDE ELEITORAL
Ministério Público quer impugnação de candidatos do PRB em Ladário
GERAL
Comando do 6º Distrito Naval abre inscrições para concurso de nível superior
GERAL
Confira a distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 por município em Mato Grosso do Sul
GERAL
Batida de carro e moto deixa criança ferida no Popular Nova