Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Corumbá põe os blocos na rua e promete um grande Carnaval

28 fevereiro 2019 - 09h57Portal do MS

Com previsão de receber mais de dez mil turistas até a Quarta-feira de Cinzas, o Carnaval de Corumbá – considerado um dos mais animados e tradicionais do interior do Brasil – não se resume apenas a dois dias de desfile das dez escolas de samba.

São, na realidade, 18 dias de folia, incluindo roda de samba no Porto Geral, iniciada no dia 17 de fevereiro, concurso da Corte de Momo, concurso de Marchinhas e desfiles de Fantasias e dos blocos oficiais e não oficiais.

“A cidade vive o Carnaval o ano inteiro”, diz o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesco), Zezinho Martins. As entidades carnavalescas, segundo ele, estão sempre em atividades, em seus barracões, promovendo eventos para arrecadar fundos ou preparando-se para o desfile do ano seguinte.

Sempre presente no grande evento, que movimenta a economia local em R$ 14 milhões (estimativa de 2018), o Governo do Estado destinou R$ 699 mil em apoio às escolas de samba, blocos oficiais, cordões e custeio da infraestrutura contratada pela Prefeitura.

Praga de Frei Mariano

Este ano, a folia pantaneira termina somente no dia 9 de março, com o tradicional Enterro dos Ossos, em um hotel da cidade. Integra também a programação oficial o Esplendor do Samba, evento que se antecipa a apuração dos desfiles e premia escolas, blocos e carnavalescos.

Roda de samba no Porto Geral, aos domingos, predomina em toda a programação, atraindo corumbaenses, bolivianos e turistas. Na segunda-feira (25.2), o Bloco Funecão fez a sua estreia pelas ruas, reunindo centenas de foliões.

A Liesco adiou, por causa das chuvas, para esta quinta-feira (28.2) o ensaio técnico com as escolas de samba para aferir o sistema de som digital montado na avenida General Rondon, local do desfile oficial nos dias 3 e 4 de março.

Criado na década passada, o bloco Sandálias de Frei Mariano volta à avenida hoje, levando muita irreverência e ironia para contar a lenda, segundo a qual o pároco teria rogado praga contra a cidade, no início do século XX. A saída do bloco estava programada para ontem (27), mas foi adiado devido às chuvas.

Também hoje, acontece o tradicional Desfile de Fantasias, no clube Corumbaense. Realizado há mais de 20 anos, o desfile reúne os maiores carnavalescos de Campo Grande e Corumbá. Também neste dia, sai às ruas o tradicional bloco de sujos Chupeta e os estreantes Beija-Flor Folia e Sem Limites na Folia.

Desfiles de blocos e escolas

Os 11 blocos oficiais desfilarão no dia 2 de março, a partir das 20h. São eles: Oliveira Somos Nós, Águia da Vila, Afro Samba Reggae, Praia, Bola e Cerveja, Flor de Abacate, Nação Zumbi, Bola Preta, Arthur Marinho, Os Intocáveis, Clube dos Cem e Vitória Régia.

O primeiro bloco das escolas de samba desfila no domingo, 3 de março, a partir das 20h, pela ordem: Estação Primeira do Pantanal, Major Gama, A Pesada, Imperatriz Corumbaense e Império do Morro. Já na segunda-feira, dia 4 é a vez dos Acadêmicos do Pantanal, Nova Corumbá, Caprichosos de Corumbá, Vila Mamona e Marques de Sapucaí.

O último dia de carnaval, 5 de março, está reservado para referenciar o glamour, as brincadeiras e o charme das antigas “festas de momo”. O Desfile Cultural reúne os bonecões, corso (carros antigos), alas das pastoras e dos marinheiros, blocos de Frevo e dos Palhaços e os cordões Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá e Cravo Vermelho.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril