Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Corumbá (MS) terá cinco parques solares financiados pelo FDCO

06 janeiro 2021 - 09h25Assessoria

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) aprovou o empenho de R$ 17,1 milhões, por meio do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), em favor do projeto da empresa ERR Empreendimento Imobiliário LDTA. O objetivo é implantar cinco parques solares no município de Corumbá, Mato Grosso do Sul.

O recurso federal financiará a criação de parques solares de 1,3 MWp, contemplando aquisição de equipamentos, como inversores e placas solares. Os parques terão seus sistemas interligados com a rede da concessionária de energia do município, a Energisa. Segundo a empresa, o projeto deseja promover uma estabilidade na rede elétrica, fornecendo fontes alternativas de geração de energia à população da região.

“O setor de energia solar tem gerado muitas oportunidades de desenvolvimento para o Centro-Oeste, pois temos uma das regiões mais favorecidas pela insolação no país. Apoiando empreendimentos de energia limpa por meio do FDCO, incentivamos outras empresas do segmento a também buscarem recursos federais para investir em seus negócios, oportunizando o crescimento econômico e social das regiões”, diz o diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos da Sudeco, Renato Lima.

De acordo com a Empreendimento Imobiliário LTDA, o projeto deve gerar cinco empregos diretos durante a operação da usina e 20 empregos durante a construção, além de contratações de serviços e transportes locais.
O recurso será gerido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, agência financeira escolhida pelo tomador.

O projeto está enquadrado dentro das prioridades setoriais de infraestrutura, geração, transmissão e distribuição de energia, que foram previstas pelo Conselho Deliberativo do Centro-Oeste (Condel/Sudeco) para o FDCO, em 2020.

Balanço FDCO 2020

Foi previsto um recurso de R$ 480,5 milhões pelo Orçamento Geral da União (OGU). No ano, a Sudeco autorizou empenhos de oito projetos focados em atividades produtivas e novos negócios de empreendimentos em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás. Portanto, foram utilizados 100% dos recursos federais destinados ao FDCO.

Sobre o Fundo

O FDCO é um fundo público, administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Sudeco, que oferece recursos com taxas de juros diferenciadas, prazo de até 20 anos para pagamento e carência de um ano após a data prevista para entrada em operação do empreendimento. O fundo é um instrumento de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional no Centro-Oeste.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS
Prazo
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico
Semana Santa
Confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul neste feriado
Alerta
PRF inicia Operação Semana Santa com foco ao uso de celulares no trânsito
De hoje até domingo
PMA inicia Operação Semana Santa com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira