Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corumbá inicia 2 ª fase do programa de Produção Associada ao Turismo

13 agosto 2016 - 08h43Redação

A cidade de Corumbá inicia agora, em agosto, a segunda etapa do programa de Produção Associada ao Turismo, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, com apoio do SESC. O assunto foi tratado esta semana durante uma reunião no Sebrae, que contou inclusive com participação de produtores que já estão sendo atendidos na região.

O programa é voltado para os produtores de alimentos tradicionais e artesanais da região, com participação da Fundação de Turismo do Pantanal e a Secretaria Municipal de Produção Rural, por parte da Prefeitura.

Iniciado em agosto de 2014, o programa realizou o mapeamento, diagnóstico e a seleção de 15 produtores que receberam, em 2015, a qualificação da primeira fase do programa de acordo com a metodologia Pró-Agroindústria do SEBRAE.

As consultorias aplicadas foram Regularização das Agroindústrias e Criação da Identidade Visual do Produto. Agora o grupo de produtores receberão as consultorias da 2ª Fase do programa: Gestão da Agroindústria e Comercialização.

“O mercado local e demais parceiros já estão na expectativa de poderem consumir e ofertar os produtos que representem nossa região. E nesta segunda fase, além das consultorias, iniciaremos também o fomento e abertura de canais de comercialização, junto às instituições, meios de hospedagem da área urbana e rural, barcos-hotéis até chegarmos as prateleiras dos mercados e conveniências da cidade” disse a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes.

Segundo a gerente do SEBRAE, Vanessa Leite “o programa de produção associada ao turismo de Corumbá, gerou resultados positivos, com produtos competitivos que com certeza irão incrementar a oferta do comércio local de alimentação, por isso decidimos retomar o programa e iniciar a 2ª fase. Além de tornar esses produtos mais visíveis, a ação já é vista pela instituição enquanto case para outros destinos, que inclusive poderá ter como canal de comercialização as empresas de Bonito” colocou a gerente.

Um dos parceiros, que junto a FUNDTUR/Pantanal iniciará o fomento a comercialização dos produtos tracionais e artesanais é o SESC Corumbá. Durante a reunião a gerente da Unidade Thayná Cambará apresentou o evento Sexta no SESC aos produtores.

Segunda etapa do progama foi definida em reunião desta semana junto ao Sebrae. Foto: Divulgação

“O evento é uma nova opção de lazer em Corumbá, que estimula a valorização e o consumo da cultura local, através da música, da culinária e outros produtos que serão ofertados todas as sextas-feiras, das 19h30 às 21h30, na unidade. E neste sentido abrimos o espaço para os produtores participantes do programa estarem comercializando seus produtos, do queijo nicola até o bolo de arroz” afirmou a gerente.

Os produtores interessados em participar do Sexta no SESC, foram orientados a apresentar seus produtos para a Gerência do SESC e fazer o agendamento de sua participação. Após os agendamentos, a FUNDTUR/Pantanal e o SESC divulgaram as sextas-feiras em que o público-local e turistas poderão encontrar os produtos.

“Junto a todo esse trabalho em parceira com o SEBRAE, SESC e a Fundação de Turismo do Pantanal, a Secretaria de Produção Rural está desenvolvendo, com um olhar especial, a adequação do SIM (Sistema Inspeção Municipal) à produção tradicional e artesanal, para que possamos, cada vez mais, ofertar produtos de qualidade para a população e aos turistas”, afirmou o secretário Pedro Lacerda.

O Programa

O Programa de Produção Associada ao Turismo objetiva a identificação, fomento, promoção e apoio na comercialização dos produtos associados ao turismo que agreguem valor à oferta turística e incremente o diferencial competitivo do destino turístico Corumbá, possibilitando o aumento da permanência e dos gastos do turista. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército