A Defesa Civil de Corumbá ganhou nesta terça-feira (14) um reforço importante: a nova Sala de Situação, espaço dedicado ao monitoramento de desastres naturais e à prevenção de riscos ambientais. A estrutura reúne tecnologia de ponta e dados integrados em tempo real, o que promete tornar mais rápida a tomada de decisões durante situações de emergência.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil, capitão-bombeiro Silvanei Barbosa Coelho, o novo ambiente amplia a capacidade técnica da equipe. “A Sala de Situação reúne informações estratégicas que nos permitem acompanhar, por satélite, as condições meteorológicas e definir as melhores estratégias de gestão de riscos e desastres”, afirmou.
Com seis telas integradas, o local permite o acompanhamento simultâneo de indicadores climáticos, ventos e focos de calor. “Estamos no período de incêndios florestais e, além de monitorar as condições do tempo, conseguimos conexão direta com os órgãos responsáveis pela prevenção e pelo combate. A sala permite identificar focos de calor e acionar rapidamente os parceiros do Comitê Municipal do Fogo, reativado neste ano”, acrescentou Silvanei.
As reuniões do Comitê Municipal do Fogo passam agora a ser realizadas no novo espaço, que oferece estrutura adequada para o planejamento conjunto das ações. O sistema está conectado a plataformas de satélite que monitoram chuvas, ventos e demais situações de risco. “A partir desses dados, conseguimos emitir alertas para que a população adote as providências necessárias para garantir a própria segurança”, destacou o superintendente.
Durante a inauguração, o coordenador estadual do Prevfogo, Márcio Yule, destacou a importância da integração entre os órgãos ambientais. “A reativação do Comitê é fundamental. Os fóruns locais de discussão sobre o fogo são essenciais para fortalecer o trabalho conjunto entre Estado e municípios. Corumbá tem uma brigada consolidada, e essa nova estrutura reforça o papel de liderança na prevenção”, afirmou.
O vereador Alexandre Vasconcelos, presente na cerimônia, ressaltou o avanço obtido pela Defesa Civil. “No início do ano, vimos as dificuldades enfrentadas pela equipe. Hoje é visível o reconhecimento e o investimento da administração. A Defesa Civil é, muitas vezes, a primeira a chegar e a última a sair em situações de emergência, mas também tem o papel essencial da prevenção e da conscientização”, disse.
O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira destacou o esforço conjunto para viabilizar o projeto. “A Defesa Civil faz o principal, que é a prevenção e a proteção da nossa fauna, da flora, do Pantanal e das pessoas que vivem aqui. Fazer muito com poucos recursos é prova de competência. Essa sala é resultado do empenho e da dedicação de todos os envolvidos”, afirmou o prefeito. O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Fernando Lucena, e o promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá, Pedro de Oliveira Magalhães, também acompanharam o evento.
A Sala de Situação foi montada com recursos do Ministério Público do Trabalho (MPT), que destinou R$ 89 mil para sua implantação e financiou a compra de um drone com câmera térmica, avaliado em R$ 42 mil. Com o novo equipamento, Corumbá passa a integrar o grupo de municípios mais bem estruturados de Mato Grosso do Sul no uso de tecnologia para prevenção e gestão de desastres.*Com informações da Assessoria da Prefeitura de Corumbá.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Comunidade de Corumbá celebra missa em homenagem ao Padre Dídimo

Dojô de Corumbá conquista nove ouros e título inédito no Brasileiro de Judô

Bombeiros reforçam ações preventivas na Operação Alerta Vermelho
CNJ recebe nova denúncia por suposto favorecimento de desembargador à JBS
Notícia-crime protocolada por juiz aponta que desembargador teria interferido em execuções de ação coletiva trabalhista

22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá

Prefeito lamenta morte do padre salesiano Dídimo de Campos Filho
Quinta-feira de calor com formação de nuvens e risco de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 37ºC

Impasse entre Liga e Corumbaense pode deixar o clube fora do Estadual de 2026

MS padroniza atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica


Novo espaço permite monitoramento em tempo real de eventos climáticos e agiliza respostas a emergências no município. (Foto: Clóvis Neto/PMC)


